Vamos bailar! O espanhol e 5 incríveis danças latinas

Já é sabido que uma das formas mais eficientes de se aprender um idioma novo é mergulhar de cabeça na história e na cultura dos nativos da língua. Como nem sempre é possível viajar e fazer turismo ou investir em um intercâmbio para outros países, existem outras maneiras de conhecer melhor a cultura, como a música, a literatura, e porque não, a dança!
A dança tem sido uma importante forma de expressão e comunicação em países hispânicos, apesar de ser uma espécie de linguagem universal. A fluidez dos movimentos em ritmos como rumba, salsa e flamenco são hipnotizantes e remetem às origens mescladas dos europeus e africanos.
Um grande incentivador dessa mistura foi o monarca da França, Luís XIV (1643-1715). Ele promovia bailes em sua corte no Palácio de Versalhes, onde se popularizou a contradança francesa, que foi posteriormente importada pela corte da Espanha e se espalhou pelas colônias espanholas como Haiti, Cuba e República Dominicana. E é claro que em contato com os locais, a quadrilha que divertia nobres franceses ganhou outros contornos, principalmente por conta dos tambores e cânticos religiosos dos escravos africanos que eram levados para trabalhar por lá.
Dessas misturas todas surgiram alguns dos ritmos mais contagiantes que hoje são dançados em todo o mundo!
O baile todo
Conheça um pouco das danças latinas mais empolgantes
Merengue
É a dança mais popular da Republica Dominicana, onde já marca presença desde 1930, apesar de também ser praticada no Haiti, em Porto Rico, Venezuela e Colômbia e ser conhecida em Angola, onde tem parte das suas origens. A base das músicas do merengue são os instrumentos de corda como violão e acordeão. Nos movimentos, o merengue caracteriza-se pela marcação do tempo com um dos pés enquanto o outro “se arrasta” pelo chão.
Salsa
Esse ritmo surgiu na efervescência dos anos 1940 na cidade de Havana, em Cuba. A banda cubana La Sonora Matancera, que deixou o país durante a Revolução e se instalou no México é uma das responsáveis por difundir este estilo que recebe influências que vão desde os ritmos africanos como do rock norte-americano e o reggae jamaicano. A dança é caracterizada pelo compasso quaternário e ocorre normalmente aos pares.
Conga
O nome é usado tanto para se referir ao instrumento musical de percussão quanto ao estilo musical dançante. Surgiu em Cuba como uma brincadeira de rua, semelhante ao carnaval brasileiro, mas foi nos Estados Unidos que ganhou popularidade como dança de salão. Os passos são bem livres, com chutes para os lados e pequenos saltos para a frente e para trás.
Tango
Uma dança de parceiros originária do Rio de la Plata (na fronteira entre Argentina e Uruguai), no século 19, sendo praticada nos subúrbios de Buenos Aires desde 1880. Mistura de ritmos sensuais e de conotação duvidosa para a sociedade da época, era inicialmente alegre, mas revelou uma faceta melancólica a partir de canções de ídolos populares como Carlos Gardel (1890-1935).O tango é um estilo tão importante para a cultura da Argentina que foi incluído na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO!
Rumba
Dança com grandes influências espanholas e africanas, a rumba também foi incorporada ao Flamenco. Trata-se de um ritmo binário, valoriza mais os movimentos do corpo inteiro do que apenas dos pés; para dançar rumba, tem que movimentar bem a cintura! Foi um dos primeiros estilos musicais latinos a romper fronteiras e se popularizar nos Estados Unidos, uma trajetória que começou no início do século XX. Um dos instrumentos mais importantes para marcar o compasso é a clave, formada por duas peças cilíndricas de percussão batidas uma na outra.
E você, pronto para dançar? Deixe seus comentários!