5 profissões que exigem inglês fluente

Que dominar um segundo idioma é essencial para dar um up na carreira todo mundo já sabe. Muitas vezes, para subir de posição no trabalho é necessário domínio de pelo menos uma língua estrangeira. No entanto, existem algumas profissões em que ter fluência na língua inglesa é imprescindível, ou seja, dificilmente se consegue iniciar a carreira sem ter domínio da língua. Mas você sabe que profissões são estas? Confira no artigo de hoje 5 profissões que exigem inglês fluente.
1 – Analista de Marketing
Um profissional de Marketing, para conseguir avançar na carreira e conseguir uma boa posição de trabalho, precisa estar sempre antenado às tendências do mercado e da área em que atua. Como muitos dos cursos, materiais e informações deste segmento surgem primeiro em inglês, e considerando que muitos não são traduzidos para o português, é necessário dominar o idioma para se manter competitivo e atualizado.
2 – Profissionais de Tecnologia da Informação
Assim como para quem trabalha com Marketing, o profissional de TI tem o desafio de se manter atualizado em um ramo que se transforma muito rapidamente. Por isso, estar por dentro das novidades da sua área de trabalho e acompanhar as mudanças desta área que está em constante expansão é fundamental, e o inglês é uma ferramenta extremamente valiosa para facilitar este processo.
3 – Gerentes de vendas internacionais
Em grandes empresas internacionais, é comum que o domínio de um segundo ou terceiro idioma seja exigido dos funcionários. Afinal, ao lidar com importações e exportações e demais interações com mercados do exterior é essencial saber se comunicar com clareza e fluência. Para quem tem (ou aspira a) o cargo de gerente de vendas, saber inglês com propriedade é imprescindível, já que o idioma não apenas auxilia negociações, mas também as impulsiona.
4 – Diversas áreas da engenharia
Na área de engenharia, a grande maioria dos cargos de gerência exigem o domínio de inglês e esta habilidade frequentemente é um diferencial tanto na hora da contratação quanto na promoção. Afinal, a língua é um adicional aos conhecimentos desse profissional e funciona como uma ferramenta não só para se comunicar com colegas e demais profissionais, mas também para se manter atualizado sobre o mercado.
5 – Profissionais da área do turismo
Há alguns anos o Brasil tem estado no radar de turistas do mundo inteiro. Agora, com o dólar valorizado em relação ao real, a tendência é que o turismo no país continue em alta, o que aumenta a necessidade de prover bons serviços e fornecer atendimento de qualidade. Por isso, quem trabalha com turismo precisa saber se comunicar bem em inglês se quiser se manter competitivo no mercado. Um bom exemplo para ilustrar esta necessidade é o Aeroporto de Guarulhos, onde o domínio da língua inglesa é pré-requisito para a grande maioria das vagas.
Hoje, uma grande porcentagem das interações em língua inglesa não ocorre entre falantes nativos. Isso significa que cada vez mais pessoas estão usando o inglês como língua internacional, o que faz do idioma uma ferramenta necessária para se comunicar não apenas em ambientes de trabalho, mas em viagens e momentos de lazer também.