7 dicas de ouro para quem quer aprender espanhol
Segunda língua com maior número de falantes nativos do mundo, o espanhol também é muito importante nos negócios e no turismo
Cada vez mais o espanhol vem ganhando espaço e os cursos dessa língua têm mais adeptos. Especialmente aqui no Brasil. Todos nossos países vizinhos têm o espanhol como língua nativa e nossas empresas e governo têm feito parcerias e negócios com essas nações.
Segundo o site Ethnologue, o espanhol é a segunda língua com maior número de falantes nativos no mundo, atrás apenas do mandarim. Já na lista dos idiomas mais praticados no mundo, aparece em quarto lugar, atrás de inglês, mandarim e hindi (língua de 70% dos indianos).
Outro motivo pelo aumento da procura pelo espanhol é pela facilidade de aprender. Por também ser uma língua latina, os brasileiros assimilam mais rapidamente. Para ajudar nessa empreitada, a gente dá algumas dicas para quem está em busca de conhecer mais sobre o idioma.
Nossas dicas para arrasar no espanhol
#1. Ouça músicas em espanhol
Essa dica é bem fácil de seguir. Cada vez mais, artistas de língua espanhola têm subido nas paradas de sucesso em todo o mundo e por aqui não é diferente. Você nem precisa ser, exatamente, fã de música pop.
Tem música em espanhol para todos os gostos, só achar aquela que mais se enquadra no seu gosto musical e ouvir bastante, acompanhando a letra e traduzindo. É uma das melhores formas de treinar a pronúncia.
#2. Assista a séries e filmes em espanhol
Cada vez mais, os serviços de streaming vêm aumentando o catálogo de produções que fogem da língua inglesa. O espanhol vem ganhando muito espaço nisso. Uma das séries de maior sucesso nos últimos anos foi La Casa de Papel, que é espanhola.
O filme mexicano Roma foi indicado recentemente ao Oscar. Portanto, qualidade não vai faltar no material que você vai procurar. A ideia é assistir séries e filmes em espanhol na língua original e, claro, sem legenda. Temos certeza que vai lhe ajudar muito.
#3. Leia em espanhol
O idioma espanhol é um dos mais premiados no Nobel de Literatura. Tem livros ótimos para você praticar a leitura. Você pode escolher desde o clássico Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, até os mais conhecidos, como o colombiano Gabriel García Marquez, o chileno Pablo Neruda, a peruana Isabel Allende ou o espanhol Federico García Lorca.
Mas se você prefere se aventurar por jornais e notícias, procure veículos como El País, Clarín e outros que com certeza vão lhe ajudar. Opções não faltam.
#4. Anote tudo que puder
Enquanto você escuta uma música, vê um filme ou lê um livro, vá anotando o que você achar que precisa memorizar mais.
Dá para listar as palavras que você têm mais dificuldade para aprender, além de gírias e expressões, colocar frases que você não conseguiu entender. Essa é uma das melhores formas de se fixar qualquer tipo de conteúdo.
#5. Procure podcasts em espanhol
Há alguns anos que o podcast vem ganhando cada vez mais adeptos. Esses programas de rádio que você pode ouvir a qualquer hora estão mais diversificados e com os assuntos mais variados.
Se você gosta de se manter informado, uma dica é ouvir o El Washington Post, com as principais notícias do dia. Para quem curte curiosidades, tem o Histórias Perdidas, que fala sobre casos como o monstro do Lago Ness e o Triângulo das Bermudas.
E tem ainda o TED en Español, que tem como tema vários assuntos e você pode ouvir o espanhol falado em diferentes países, o que vai lhe ajudar ainda mais a treinar. Escolha o que mais lhe agradar e aproveite seu tempo livre para se aperfeiçoar.
#6. Pratique e pratique
Hoje em dia é fácil falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. No caso do espanhol, tem até um aplicativo específico para você treinar a língua – o Tandem.
Além disso, cada vez mais o Brasil tem sido destino de imigrantes de países vizinhos. Se você conhecer alguém, aproveite para treinar com ele.
#7. Faça um curso de idiomas
Se você quer aprender tudo de uma vez e de uma forma mais rápida e fácil, o curso de idiomas é o mais indicado. Aqui na FISK Guarulhos a gente tem um curso intensivo para jovens acima de 14 anos e adultos.
Com horários regulares, professores capacitados, salas de aula e laboratórios com o melhor da tecnologia, você terá um grande reforço para acrescentar essa nova língua no seu currículo e conseguir melhores oportunidades de trabalho!