A Língua Inglesa e a Internet

A língua inglesa está por todos os lados, quando se fala em Internet seu destaque fica ainda mais evidente. Basta dizer que você quer pegar uma música que está na rede e colocar ela em seu computador, sim, a palavra que usamos para isso é download, e é em inglês. Pare para pensar e veja quantas palavras relacionadas a internet você se lembra que são em inglês. Provavelmente vieram várias a sua cabeça, e isso ocorre porque esse é o idioma mais usado na Internet.
O inglês sempre foi o mesmo?
Na verdade, não. O que vivemos hoje é uma revolução de linguagem, a língua inglesa está mudando muito e assumindo uma posição de liderança devido a internet e a tecnologia. Estima-se que mais de um bilhão e meio de pessoas tenham algum conhecimento nesse idioma. Hoje, pode-se compartilhar um pensamento com milhões de pessoas. E o idioma que a maior parte das pessoas do mundo consegue entender é o inglês. A geração atual é obcecada por compartilhar tudo o que faz e por isso 90% da informação disponível foi criada nos últimos dois anos.
A parte mais interessante da internet, é que ela tornou acessível o ato de escrever para todas as classes sociais e nacionalidades. Não é necessário ser da elite ou ser jornalista como há anos atrás. Não há regulações sobre o que é escrito, não é necessário uma gramática perfeita, todos cometem alguns pequenos erros, mas nunca antes a leitura e a escrita foram tão difundidas como nos dias de hoje. As pessoas leem e escrevem em seus celulares, e através de uma linguagem universal como o inglês conseguem se comunicar com pessoas de todas as partes do mundo.
Com tamanho acesso à tecnologia, o acesso e entendimento da maior parte do conteúdo disponível só é possível àqueles que entendem a língua inglesa. Acredita-se que em uma década, 3 bilhões de pessoas estarão falando inglês, sendo desses 2 bilhões de estudantes. O inglês já é a língua principal para a tecnologia, a comunicação, a ciência, os esportes, o turismo, as empresas aéreas, a propaganda entre outros. Com tanta gente se comunicando na lingua, surgem os neologismos e até mesmo incorporações de palavras da língua materna de cada pessoa.
Em quais áreas o inglês é mais utilizado?
Tecnologia
Grande parte das inovações tecnológicas surgiram em países cuja língua nacional é o inglês, os computadores, por exemplo, tiveram seus primeiros protótipos constituídos nos Estados Unidos. Outro fato interessante é que o lançamento de produtos de alta tecnologia, como no caso dos celulares e computadores de marcas mais conhecidas, ocorre primeiro em países como os Estados Unidos.
Programação
A programação de aplicativos, sites e programas de computador é quase que inteiramente feita na língua inglesa. Quem desconhece a língua demora muito mais tempo para programar e pode achar muito mais difícil, uma vez que as palavras não fazem sentido para a pessoa. Além disso, grande parte do material didático sobre programação é em inglês, e quem não entende a língua acaba aprendendo apenas o mais básico.
Difusão de conhecimento
Com cada vez mais pessoas estão escrevendo e entendendo a língua inglesa, muitos acadêmicos estão dispostos a compartilhar os temas de suas pesquisas em inglês, de graça na internet. Através dessas pesquisas é possível adquirir conhecimento sobre praticamente qualquer área de interesse, desde ciência, história, atualidades ou medicina. Além disso, a maioria dos fóruns online são em inglês, é dessa forma que pessoas do mundo inteiro trocam informações e adquirem conhecimento através de discussões.
Por esses motivos deve-se buscar aumentar o conhecimento na língua e praticá-la sempre que possível.
Entendeu os motivos que fazem do inglês um idioma importante também na internet? Confira nossos artigos e continue aprendendo dicas para evoluir mais rápido no seu aprendizado!