Cinco dicas para melhorar a redação em inglês

Essa é uma das situações mais difíceis para quem aprende inglês, mas siga as nossas dicas para facilitar a sua vida
Quando você ainda era bebê e começou a prestar mais atenção no que seus pais falavam, você começava a desenvolver a primeira das quatro etapas de aprendizado de uma língua: a compreensão/entendimento ao ouvir alguém falando.
O próximo passo foi repetir as palavras, ou seja, a segunda etapa do aprendizado é você falar, conversar, saber organizar as ideias em frases.
As outras duas etapas ocorreram praticamente ao mesmo tempo: ler e escrever, algo que a maioria das pessoas aprende quando chega à escola. Então, se você for querer falar uma nova língua, as quatro etapas são as mesmas.
No caso do inglês, elas são chamadas de listening, speaking, reading e writing. E para quem está acostumado a uma língua latina, a fase do writing, ou da redação em inglês, é uma das mais difíceis.
Para tentar facilitar a sua vida, nós organizamos aqui uma lista de dicas que podem melhorar a sua redação em inglês. Siga a leitura.
- A prática leva à perfeição
Essa frase pode parecer batida (e é mesmo), mas por outro lado ela reflete algo bem comum quando estamos aprendendo algo novo. Temos que praticar sempre que possível.
No caso da redação em inglês não tem como ser diferente. Se você tem dificuldades na gestão do tempo, primeiro separe uma hora todo dia para isso e, então, pegue papel e caneta, ou computador, ou o tablet, ou o celular, e escreva.
Uma dica é acompanhar algo na televisão e escrever. Pode ser alguém falando português, ou até mesmo inglês, e você seguir como fosse um ditado. No começo, pode ser um pouco difícil, é normal, mas mantenha o foco. E pratique mais.
- Leitura
Essa dica vale para qualquer coisa. Para redação em inglês, ela é fundamental. Vai ajudar a memorizar palavras, termos, frases e conjugações. A memória visual é uma das principais aliadas para quem quer melhorar a redação em inglês.
Hoje em dia, é muito mais fácil achar alguma publicação em outro idioma. Para facilitar essa tarefa, priorize livros ou textos que você tenha mais familiaridade com o assunto.
Ou então, que já tenha lido, que você conheça bem a história. Aos poucos, você vai perceber que estará lendo e compreendendo melhor e, consequentemente, vai conseguir organizar as ideias e expressões na hora de escrever.
- Leia em voz alta
Aqui vale para dois momentos: quando você escrever algo, aproveite e leia em voz alta para ver se faz sentido. Depois, se tiver alguma correção, leia novamente em voz alta, mais de uma vez, para auxiliar a memorização da redação em inglês.
Vale o mesmo quando você for ler um livro ou um texto em outra língua. Treine como fosse a sua fala em um teatro. Mude o tom de voz de acordo com a frase. Tudo isso vai te ajudar.
Outra dica que pode te ajudar ainda mais: a música. Com certeza, tem algum artista gringo que você gosta. Ou alguma música em inglês que você curta muito. Aproveite isso e comece a cantar junto, lendo a letra. A música é uma das formas mais eficientes de ajudar na memorização.
Outra dica aqui, que pode ajudar na redação em inglês, é ouvir e escrever a música e depois comparar com a letra original. Faça isso várias vezes, com várias músicas diferentes, priorizando as que você conhece e gosta e “evolua” para outras canções que você conhece menos.
- Dicionário
Procure aprender palavras novas sempre. Abra o dicionário e pesquise um termo que você não conhece. Depois, coloque no papel e desenvolva um texto que tenha essa palavra como tema.
Você pode pesquisar algo na internet também, para que você consiga produzir e melhorar sua redação em inglês.
- Foco
Pode parecer óbvio, mas as distrações estão bem próximas de você na hora de querer estudar, ler e praticar.
Por isso, como não poderia ser diferente, manter o foco, escolher um lugar e horário só para você são fundamentais para que todas as dicas anteriores realmente façam a diferença na sua vida.
E para te ajudar com todas estas dicas, conheça os cursos de inglês da FISK Guarulhos!