Como escrever e-mails em inglês
Não há como negar que o e-mail ainda é uma das melhores maneiras de se comunicar. Mesmo em uma era em que existe uma grande diversidade de formatos de comunicação como as redes sociais e aplicativos variados, ainda é muito comum utilizarmos o e-mail, seja para a comunicação corporativa ou para a pessoal.
Por estarmos inseridos em um cenário cada vez mais globalizado, é muito importante saber escrever e-mails em inglês. Por isso, separamos algumas dicas para você aprimorar ainda mais o seu aprendizado, enviar e-mails para os amigos estrangeiros ou obter oportunidades de trabalho em outro país. Confira!
E-mails formais e informais: qual utilizar?
Antes de mais nada, é importante saber identificar o tipo de linguagem correta a ser utilizada em cada ocasião.
Os e-mails formais são utilizados no meio corporativo para a comunicação com os colegas de trabalho ou até mesmo no caso de uma candidatura a uma vaga de trabalho, por exemplo.
Por outro lado, quando a intenção é comunicar-se com algum amigo, familiar ou pessoas próximas que não necessitam de um tratamento formal, você poderá utilizar uma linguagem informal.
Confira abaixo algumas dicas para redigir um bom e-mail em qualquer situação:
Inicie com a saudação adequada
O primeiro passo para escrever um e-mail é iniciar com uma saudação, no caso dos e-mails formais sempre utilize os pronomes de tratamento adequados e o sobrenome, já nos informais apenas o nome e o cumprimento são necessários. Veja alguns exemplos:
Formal
- Dear Sir/ Madam, – Caro Sr./Sra.,
- Dear Dr White, – Caro Dr. White,
- Dear Madam Smith, – Cara Sra. Smith,
Informal
- Hi Mary- Oi, Mary
- Hello my friend Robert- Olá, meu amigo Robert
Explique a razão do e-mail
Após a saudação, você deve descrever a razão de enviar o e-mail. Nesse caso, seja direto e claro para que o leitor possa entender o conteúdo do e-mail. Algumas frases que você poderá usar são:
Formal
- I am writing about the meeting – Estou escrevendo a respeito da reunião
- I am writing in reference to… – Estou escrevendo referente a…
- I am writing to enquire about… – Estou escrevendo para saber sobre…
Informal
- I would like to invite you to my party – Gostaria de convidá-lo para minha festa.
- Thanks for your e-mail, it was wonderful – Obrigado por seu e-mail, foi maravilhoso.
- I loved meeting you – Adorei encontrá-lo(a).
Finalize o e-mail
Para terminar a sua mensagem, faça suas considerações e agradeça o leitor pela leitura do e-mail. Não esqueça de assinar com o seu nome completo. Para isso, você pode utilizar as seguintes frases:
Formal
- Thank you for your patience and cooperation – Obrigado pela sua paciência e ajuda.
- Thank you for your consideration – Obrigado pela sua consideração.
- I look forward to your reply – Aguardo a sua resposta.
- Yours faithfully – Atenciosamente (quando você inicia a conversa com Dear Sir/Madam)
- Yours sincerely – Atenciosamente (quando você souber o nome do destinatário, por exemplo, Dear Dr White)
Informal
- Thank you – Obrigado
- Take care – Cuide-se
- See you – Até mais
- Sincerely, – Atenciosamente
- Best regards/Best wishes, – Cumprimentos, votos de estima
Dicas para escrever bons e-mails
Utilize um endereço de e-mail adequado
Nunca utilize um endereço de e-mail inapropriado, como lindinha2016, bruh123, entre outros, para assuntos formais, principalmente no ambiente de trabalho. O ideal é que seja possível identificá-lo facilmente por seu endereço de e-mail.
Seja breve
Seja um e-mail formal ou informal, é sempre importante ser objetivo. No geral, não é recomendado exceder mais do que cinco parágrafos.
Faça uma revisão
Sempre que terminar de escrever o e-mail, revise a ortografia e a redação para certificar-se da qualidade do texto.
Seja claro no “assunto” do e-mail
Preencha o campo “assunto” com palavras-chaves e relevantes para que o destinatário saiba sobre o que se trata o conteúdo antes mesmo de abri-lo. Isso também facilita a localização posterior da mensagem.
E você, conhece mais dicas para escrever e-mails em inglês? Compartilhe conosco nos comentários!