Como montar um currículo em inglês
Quem deseja conseguir um trabalho em uma grande empresa internacional, ou mesmo ter alguma experiência profissional no exterior precisa se preparar com antecedência para alcançar seu objetivo. Além do domínio das atribuições da sua profissão, também é necessário ter fluência em outro idioma – especialmente o inglês – para aumentar suas chances de sucesso. Um dos passos para alcançar este objetivo é a elaboração do currículo em inglês. No post de hoje reunimos dicas para que você acerte em cheio na construção do seu. Confira!
A estrutura ideal do currículo em inglês
Um currículo em outro idioma não é tão diferente do que estamos acostumados. Em qualquer idioma, é necessário que o currículo tenha:
Introdução
- Dados pessoais – personal information/details
- Nome completo – Full name
- Telefone – Phone number
- Endereço – Address
Objetivo
Aqui deve-se inserir o título da vaga desejada, com inglês, de forma objetiva. Por exemplo:
- Objetivo – objective
- Assistente de compras – purchasing assistant
- Professor de inglês – english teacher
- Gerente financeiro – financial manager
Educação
Aqui é importante inserir apenas os títulos mais relevantes para a posição desejada. Mencione a universidade em que estudou, o curso e tome cuidado com traduções desnecessárias, afinal, nomes próprios não devem ser traduzidos.
- Utilize “Education” como título para esta sessão
- Se você possui apenas a graduação, utilize “bachelor degree in…” e o nome do curso
- Se voce também possui um mestrado, insira “Master degree in…”
- Para doutorado, “PhD in …”
Experiência profissional
Na sessão “professional background/experience”, insira todas as suas experiências relevantes para a vaga em questão. Procure indicar a sua posição, o período em que ocupou o cargo e, se necessário, uma breve descrição da sua função.
Atividades extracurriculares
Na parte de “extracurricular activities”, liste todas as atividades, cursos, prêmios, publicações e conhecimentos extras que podem ajudar a montar seu perfil, indicando sempre o mês e o ano de realização.
Procure deixar o currículo sucinto, direto ao ponto e evite mencionar experiências, cursos e realizações que não são relevantes para a vaga a que está concorrendo. Assim, você aumenta suas chances de conseguir o que quer mostrando que realmente tem fit para o cargo e que se destacando aos olhos do contratante.
Cuidados com o idioma!
Lembre-se: o seu currículo representa você diante dos olhos do seu futuro empregador. Portanto, é fundamental que ele esteja bem escrito e sem erros de ortografia, gramática e até de pontuação. Por isso, sempre que tiver alguma dúvida, pesquise, consulte um dicionário e esclareça seus questionamentos.
Também é interessante mostrar o currículo a alguém que tenha um bom domínio do idioma e pedir uma revisão. Às vezes, um olhar de fora pode ver coisas que a nossa visão acostumada com o texto não percebe.
Foto
Uma dúvida comum ao escrever um currículo é: devo ou não colocar uma foto? Depende. Em alguns países, como é o caso do Brasil, currículos com foto são comuns. No entanto, em outros lugares, como a Austrália, não há nenhuma necessidade de inserir fotos e este costume pode ser até visto como algo estranho. Para não errar, a dica é deixar sem e apenas inseri-la quando for requisitado.