Como praticar seu espanhol no dia a dia

Home » Blog » Como praticar seu espanhol no dia a dia
espanhol

É comum aprendermos espanhol para alguma viagem ou para alguma prova em específico, mas, por mais que nos dediquemos, é sempre difícil manter o idioma afiado. Isso fica muito mais difícil conforme o tempo passa, e pode ser frustrante ter que retomar os estudos do começo.

O espanhol tem a característica de ser uma língua muito semelhante à nossa, o que facilita sua incorporação em momentos do dia a dia. Dessa forma, fica fácil aprender ou manter o que já se sabe.

Neste post, separamos algumas dicas de como deixar o espanhol sempre pronto para o uso e aprender mais por meio de pequenas ações. Vamos lá?

1. Mude o idioma dos dispositivos

Estamos tão habituados aos nossos celulares, computadores, iPods, televisões, readers etc., que mexemos neles muitas vezes de forma automática. Mudar o idioma do dispositivo é uma ótima forma de aprender novas palavras (principalmente técnicas) sem fazer esforço, afinal as funcionalidades já são bem conhecidas e memorizadas.

O mesmo vale para redes sociais. Já que os links e comandos são repetitivos, não custa nada alterá-los para espanhol e aumentar o vocabulário.

2. Mantenha contato com amigos de viagens

Após viajar para algum país da América Latina, não perca o contato com as pessoas que conheceu por lá. Adicione-as nas redes sociais, principalmente naquelas onde é possível manter contato por áudio e vídeo. Chame-as ocasionalmente para uma conversa sobre trivialidades. Isso com certeza aumentará seu vocabulário, deixando as palavras bem frescas na memória.

3. Altere pequenas rotinas

Precisa ir ao mercado? Faça a lista em espanhol! Se vai ler notícias, leia pelo menos uma nesse idioma. Acostume-se a ouvir podcasts. Eles são uma ótima forma de deixar os ouvidos preparados. Outra grande dica é ouvir músicas em espanhol, sem esquecer de procurar as letras e cantar junto para melhorar a pronúncia e ficar mais confortável com o idioma. Faça isso no carro quando o trânsito estiver parado!

4. Faça eventos em espanhol

Existem festas onde é encorajado falar em determinado idioma, como encontros de sites de viajantes, confraternizações de escolas de idiomas etc.. Outra opção é criar seu próprio evento, seja ele um jantar, churrasco, happy hour, ou qualquer outra ocasião.

Eventos desse tipo forçam os envolvidos a pensarem rápido e saírem da zona de conforto, pois envolvem situações de paquera, conversas sobre o dia a dia, trabalho etc.

banner-posts

5. Jogos em espanhol

Hoje em dia, não são apenas crianças que jogam mas adultos também. Então por que não alterar os idiomas dos jogos para deixá-los mais instrutivos? Sabe-se que crianças tiram muito proveito desse método, já que a maioria dos jogos vêm em outros idiomas, mas adultos muitas vezes têm preguiça ou não consideram essa possibilidade.

Existem ainda jogos específicos para esse fim, nos quais o estudante vai passando de nível ao vencer desafios. Também é uma forma divertida e natural de manter o espanhol em dia.

Cuidar da saúde do seu idioma não é uma tarefa impossível. Com um pouco de criatividade e vontade, seu espanhol estará funcional para a próxima viagem ou para aquela entrevista de emprego tão desejada.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre o aprendizado de idiomas!

Abrir Chat