Crianças aprendem inglês assistindo desenho?

Você estimula seu filho a aprender um segundo idioma? O inglês, hoje, está em toda parte: músicas, livros, filmes, seriados, desenhos. E a infância é uma das melhores épocas para incentivar o aprendizado de idiomas.
Alguns pesquisadores linguistas acreditam que crianças possuem um chamado “período crítico de aquisição de linguagem”. Essa ideia é baseada na hipótese de que uma criança possui muito mais facilidade para aprender um idioma de forma fluente e em níveis mais avançados devido à flexibilidade que possui durante seu crescimento.
Estima-se que esse período dure até o início da puberdade e que, depois, ainda que seja possível aprender um idioma em qualquer idade, a facilidade de aprendizado diminui. Além disso, há também quem acredite que aprender um idioma durante a infância é uma das formas mais eficazes de desenvolver a fala para ficar livre de sotaques e adaptar-se a sons específicos da segunda língua.
Mas a questão é: como estimular a aprendizagem em uma criança de uma forma divertida e interessante? A resposta, por sorte, é simples: desenhos animados.
Desenhos animados e o aprendizado de inglês
Se muito do que se vê na televisão hoje é contraindicado para crianças por possuir conteúdos impróprios e violentos, em contrapartida, nunca foi tão grande o número de opções de desenhos educativos que funcionam como uma ferramenta extra para a aquisição de um idioma – ou outros conhecimentos – de uma forma divertida.
Os desenhos animados ajudam a inserir na rotina da criança palavras novas e estruturas linguísticas diferentes das que elas estão acostumadas de uma forma interativa e visual. Assim, ao interessar-se pelo desenho animado, a criança quebra os padrões criados pela língua materna e abre espaço para novos conhecimentos que são adquiridos, muitas vezes, sem perceber.
Além dos desenhos animados específicos para o aprendizado de uma língua, mesmo depois que a criança cresce e perde o interesse por eles, é possível motivar a manutenção dos conhecimentos obtidos e a continuidade do aprendizado por meio de outros recursos que, se consumidos no idioma original, funcionam como excelentes ferramentas de aprendizado, como filmes, séries, livros, quadrinhos, jogos, etc.
Desenhos infantis para motivar o aprendizado de inglês
Alguns desenhos que os pais podem utilizar como ferramenta para estimular o aprendizado da língua são:
Super Why: nesta animação, os personagens desvendam mistérios por meio de pistas em inglês. No entanto, a narração é em português.
Dora, a aventureira: o desenho exibe as aventuras da personagem Dora, que em alguns momentos fala frases simples em inglês — esses termos são fáceis de entender e costumam aparecer escritos também.
WordWorld: no desenho da Discovery Kids, os personagens utilizam palavras e dicas em inglês para resolver desafios. Os nomes dos personagens também estão em inglês.
Vale lembrar que os desenhos são uma boa forma de auxiliar o aprendizado, porém, não substituem a educação formal.
Para que seu filho aprenda de verdade e aproveite toda a facilidade que a infância traz para estudar um segundo idioma, é importante que ele esteja inserido em um curso de imersão onde possa desenvolver compreensão oral, produção oral, leitura e escrita de forma natural e divertida. A FISK Guarulhos oferece tudo isso: aulas divertidas para que as crianças aprendam por meio de atividades de artes, pintura, música, jogos, histórias, teatros.
Pensando em matricular seu filho em um curso de idiomas? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre a FISK Guarulhos!