Conheça o Dia da Hispanidade

Aqui no Brasil, o dia 12 de outubro é marcado pelas comemorações de Nossa Senhora Aparecida, pelos católicos, e de Dia das Crianças. Mas em todos os países de língua hispânica – ou seja, países em que se fala espanhol -, é feriado por outro motivo: esse é o Dia da Hispanidade. O objetivo é comemorar a cultura hispânica pelo mundo afora e considerar todos os países colonizados pela Espanha, e a própria, como pertencentes à um mesmo povo.
Um pouco de história
Essa data foi escolhida porque em 12 de outubro de 1942 Cristóvão Colombo chegou à América. Quando chegou a estas terras, a primeira troca entre Colombo e os índios nativos foi pacífica. A viagem entre a Europa e o novo continente, por outro lado, foi cheia de turbulências – doenças, tempestades, falta de comida. A cultura espanhola foi introduzida ao povo nativo, que também apresentou sua própria cultura. Mas a cultura do colonizador, como sempre acontece, foi forçada aos nativos. Ainda assim, houve resistência e até hoje cada país colonizado pela Espanha, mesmo que tenha traços da cultura espanhola – a língua, por exemplo -, mantém sua própria cultura, suas próprias histórias, danças, comidas típicas, etc.
No início da década de 1910, o dia 12 de outubro começou a ser comemorado nos países colonizados pela Espanha, para celebrar o centenário da independência. As nações desses países começavam a trocar histórias e experiências, e a perceber o que tinham em comum e o que tinham de diferente. Em 1915, a ideia de comemorar um Día de la Raza, Dia da Raça, chegou à Espanha. Todos os descendentes de espanhóis passaram a ser considerados como uma só raça e um só povo. A Argentina foi o primeiro país a transformar o dia de festa em feriado. O nome só foi mudado para Dia da Hispanidade em 1981, com o fim da ditadura espanhola.
O dia pelo mundo
A data é comemorada de modos diferentes pelos vários países, e nem todos adotaram o novo nome que a Espanha colocou. No Chile, ela tem o nome poético de Dia do Encontro de Dois Mundos. No Equador e na Costa Rica, os nomes são parecidos: Dia da Interculturalidade e Dia das Culturas, respectivamente. Na Bolívia, a ocasião é conhecida como Dia da Libertação, da Identidade e da Interculturalidade. No Peru, comemora-se o Dia dos Povos Originários e do Diálogo Intercultural. No Uruguai, o nome oficial é Dia das Américas, mas o feriado ainda é conhecido como Dia da Raça. Na Venezuela, a comemoração muda de rumo com o nome Dia da Resistência Indígena.
Independentemente de como se chame, o mais importante é reconhecer o dia 12 de outubro como um dia para celebrar a história da Espanha e, em especial, dos muitos povos colonizados por ela. Existem muitas culturas fascinantes, com histórias ainda pouco conhecidas, em toda a América. É importante conhecer essas culturas, descobrir suas particularidades, admirá-las e, acima de tudo, respeitá-las sempre!
Você já conhecia o Dia da Hispanidade? Qual dos países hispânicos da América você tem mais vontade de conhecer? E quais você já conheceu?