Dicas para aprender inglês lendo!

Home » Blog » Dicas para aprender inglês lendo!
lendo

Para aprender uma segunda língua, existem inúmeras formas de praticar e adquirir conhecimento de uma forma mais rápida. Afinal, não basta apenas frequentar aulas e fazer as atividades propostas no período do curso. É preciso ir além e buscar sempre melhorar diferentes competências de domínio do idioma. E a leitura é uma delas.

Ler materiais no idioma que você está aprendendo é uma excelente forma de adquirir vocabulário, fixar a gramática, melhorar a pronúncia, habilidades de conversa e, claro, adquirir conhecimento de mundo. Veja no post de hoje algumas dicas para ler melhor em inglês e continuar motivado a aprender o idioma!

5 dicas para aprender inglês lendo

1 – Leia algo que seja do seu nível e do seu interesse

Para não perder a motivação, é interessante procurar materiais que sejam atraentes para você e que sejam do seu nível de aprendizado. Nada mais desmotivador do que tentar entender um texto extenso, cheio de palavras desconhecidas e sobre um assunto pouco interessante. Procure ler sobre um assunto do qual você goste e que motive você a persistir. Uma boa dica é variar os formatos de materiais: existe uma imensidão de livros, revistas, blogs, sites de notícias e sites de receitas que oferecem excelentes materiais para quem quer ler e aprender. O importante é que o momento seja, além de útil, prazeroso.

2 – Tente entender o contexto antes de entender cada palavra

O seu objetivo como estudante de um segundo idioma é, um dia, ler na segunda língua com a mesma facilidade com que lê na primeira, certo? E, lendo em português, você não tenta decifrar cada palavra. Então, ao ler em inglês, tente fazer a mesma coisa. Leia o texto com o objetivo de entender do que ele trata — o contexto geral —  para depois entender cada parte com mais calma, assim como as palavras que não conhece.

3 – Não pare para procurar o significado de cada palavra

A leitura pode ficar chata e desgastante se você parar para pesquisar o significado de cada palavra que não conhece ou que não tem certeza sobre o significado. Então, se você notar que existem muitos termos desconhecidos que se repetem com frequência no texto ou palavras que, se não compreendidas, podem prejudicar o entendimento do conteúdo, vale a pena procurar o significado. No entanto, evite fazer isso com todas as palavras do conteúdo para que a leitura seja mais prazerosa.

4 – Leia em voz alta

Depois de ler um texto todo, compreender o seu significado e decodificar as palavras principais dele que você não conhecia, por que não ler alguns parágrafos em voz alta? Essa é uma forma eficiente de melhorar a sua pronúncia, é claro. Mas além disso, é um método muito bom para fixar na memória o vocabulário adquirido. Afinal, ao se ouvir, você vai perceber a palavra de uma nova forma e vai ficar mais fácil guardá-la na memória.

 5 – Não desista

No início, pode ser um pouco difícil encontrar motivação para ler todos os dias, ou até descobrir o material certo para manter você interessado. No entanto, pode ter certeza de que, com a infinidade de conteúdos disponíveis online e offline, há como transformar essa atividade em um hábito e, assim, melhorar seu conhecimento do idioma até ter fluência, vocabulário amplo e sentir-se confortável ao comunicar-se em inglês. O importante é persistir na prática, pois logo você vai ver que os resultados começam a aparecer.

banner-posts

Você usa a leitura para melhorar seu inglês? Que outras dicas você tem para quem está começando? Compartilhe conosco nos comentários! 

Abrir Chat