Diferentes tipos de intercâmbio
Você, a esta altura, já deve saber que um intercâmbio é uma forma de adquirir conhecimentos que ajudam a crescer profissional e pessoalmente. Mas o que nem todo mundo sabe é que existe uma grande variedade de tipos de intercâmbio.
Alguns deles têm foco exclusivo em ensino de idiomas, enquanto outros proporcionam experiências escolares ou acadêmicas. Há ainda os que casam estudos com aperfeiçoamento profissional. Veja mais sobre cada tipo de intercâmbio e saiba como dar o primeiro passo para sua viagem!
8 diferentes tipos de intercâmbio
1 – Estudo de línguas
Esta é uma das modalidades mais buscadas para quem quer aprender ou aprimorar os conhecimentos em uma língua estrangeira. Consiste, basicamente, em estudar em uma escola de idiomas no exterior por um período que varia de acordo com a flexibilidade de cada um. Além de estudar, o aluno conhece muito sobre a cultura local, faz amigos de diferentes nacionalidades e, principalmente, tem a oportunidade de praticar bastante a língua-alvo.
2 – Au pair
No intercâmbio pelo programa Au Pair, uma família estrangeira abre suas portas para que um estudante faça parte de sua família para ajudar a cuidar das crianças e de algumas tarefas básicas da rotina doméstica. O au pair tem um papel importante no dia a dia da família, que retribui pagando o curso de idiomas – ou parte dele – e dando alguns outros benefícios para o aluno, além da oportunidade de realmente viver como as pessoas do país escolhido.
3 – High School
Os programas de High School permitem que alunos do ensino médio viajem a outro país para estudar alguns meses em uma instituição local, particular ou privada. O aluno tem a possiblidade de viver em casa de família ou em alojamentos estudantis e aprender muito com a vivência internacional desde cedo, além do aperfeiçoamento do idioma.
4 – Semestre no exterior
Muitas universidades possuem convênios com universidades de outros países que permitem que seus alunos realizem um intercâmbio por um ou dois semestres quando há cursos correspondentes em ambas as instituições. Esta é uma possibilidade especialmente interessante para quem pensa em seguir carreira acadêmica, já que possibilita ampliar os conhecimentos na área e seu círculo de contatos.
5 – Curso de idioma + curso profissional
Alguns programas de intercâmbio casam cursos de idiomas com cursos de aperfeiçoamento profissional. Na França, por exemplo, há escolas que oferecem cursos de francês com a possibilidade de fazer cursos de gastronomia paralelamente. O mesmo ocorre em diversas áreas e pode ser uma boa forma de enriquecer o currículo!
6 – Work and Study
Como diz o nome, o Work and Study permite que o aluno estude e trabalhe por alguns meses no país e, assim, consiga aprender o idioma, colocá-lo em prática e ainda ganhar uma grana para viajar. Vale lembrar que são poucos países que oferecem esta modalidade e que os requerimentos do programa mudam de país para país.
7 – Voluntário
É possível passar um tempo como voluntário no exterior ajudando organizações de diferentes fins. Desde trabalhar em escolas no leste da Europa até ajudar em aldeias na África, há uma infinidade de oportunidades nessa área. Assim como as possiblidades de atuação, os objetivos e aprendizados adquiridos nesse tipo de atividade variam de acordo com a modalidade escolhida.
8 – Estágio/Trainee
Para quem ainda está na graduação ou é recém-formado, há possiblidade de realizar estágios de aperfeiçoamento profissional no exterior. As regras mudam de país para país, mas no geral, o estagiário tem a oportunidade de trabalhar na sua área de atuação, em um ambiente internacional, aprimorando o idioma, enriquecendo seu currículo e crescendo profissionalmente.
Opções não faltam para quem quer fazer um intercâmbio no exterior. O importante é escolher uma modalidade que se encaixe ao seu perfil, organizar-se e aproveitar essa oportunidade de crescimento ao máximo!