Entenda todas as vantagens de ser um bilíngue

Falar dois idiomas faz com que você melhore suas condições de trabalho, seu convívio social e até sua saúde
Tornar-se uma pessoa bilíngue pode ajudar em muitas formas a sua vida. Mais oportunidades de trabalho, mais conhecimento, mais facilidade em conhecer novas pessoas e novas culturas, maior poder de concentração, melhorar a autoestima, as vantagens só aumentam quando a gente para e pensa em tudo que pode acontecer com alguém que é fluente em duas línguas.
São tantas essas vantagens que a gente resolveu listar as principais delas aqui para reforçar a importância de você investir em si mesmo e se tornar bilíngue.
Melhora a concentração
Estudos já mostram a diferença na forma de pensar e se concentrar entre pessoas bilíngues e as que falam apenas uma língua. O poder de observação aumenta, assim como a facilidade com as mudanças.
Mudar de uma língua para a outra requer um grau de percepção que só se consegue com esse tipo de “treino” e isso ajuda muito na resolução de problemas.
Outra melhora perceptível é na capacidade de compreensão de texto. Como cada língua tem expressões diferentes, sonoridades distintas e características únicas, o bilíngue tem mais facilidade de entender o que as pessoas falam ou escrevem, inclusive nas entrelinhas.
Mais oportunidades de carreira
Não precisamos lembrar para você do quanto o mercado de trabalho está mais concorrido. Nem de quanto a capacitação ajuda na hora de escolher o melhor currículo.
Atualmente, ser bilíngue está entre as qualidades, as características mais buscadas em profissionais. Em alguns casos, é o primeiro item, antes mesmo do que a própria graduação de ensino superior.
Se você está empregado em uma multinacional, por exemplo, a chance de ser o escolhido para uma viagem à sede em outro país também aumenta consideravelmente se você for bilíngue.
Melhora a memória
Ao aprender uma nova língua, você começa a memorizar novas expressões, uma gramática diferente, uma nova forma de falar. Quando você vira bilíngue, a sua memória melhora junto. E quanto mais você exercitar, melhor você dominará a arte de ser bilíngue e, consequentemente, a memória.
Sua capacidade de raciocínio também melhora consideravelmente, tornando você uma pessoa que toma decisões mais acertadas e que consegue se dividir em mais de uma tarefa. Isso ocorre porque o cérebro de uma pessoa bilíngue se desenvolve a ponto de você ter um maior controle cognitivo.
Conhecer novas pessoas e culturas
Já imaginou ter acesso em primeira mão àquele artigo que foi publicado apenas em inglês e ainda não saiu por aqui? Ou conferir antes de todos a resenha daquela série espanhola que vai estrear em breve? Ser bilíngue pode te proporcionar isso.
Mas também pode te proporcionar a oportunidade de buscar mais informações, opiniões diferentes, que não foram traduzidas, por exemplo.
Ser bilíngue vai te ajudar a conhecer novas pessoas pela internet, em sites em que você pode conversar com alguém que está em praticamente qualquer país do mundo. E vai ser ainda mais importante naquela viagem internacional que você sonhou por tanto tempo.
Facilita a aprendizagem de novos idiomas
Isso mesmo. Uma pessoa bilíngue tem muito mais facilidade em aprender um terceiro, quarto idioma. Isso ocorre porque o cérebro já entendeu como é o processo para desenvolver as habilidades e tornar o aprendizado mais rápido.
Melhora a autoestima
Melhores oportunidades de trabalho, o cérebro funcionando melhor, mais poder de concentração, tudo isso vai fazer você se sentir melhor, não é mesmo? Pode não ser a solução de todos os seus problemas, mas com certeza a pessoa bilíngue é mais confiante.
E confiança em si mesmo dá outro resultado: te deixa mais atraente. Não falamos apenas em se sentir mais atraente em um encontro, para o sexo oposto. Mas você será mais visto no trabalho, em casa, na família.
Melhora a saúde
Um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, mostrou que o cérebro de pessoas bilíngues envelhece mais lentamente, ou seja, elas vivem mais tempo e melhor.
Além disso, outros estudos já mostraram que pessoas bilíngues têm menos propensão a terem doenças como Alzheimer e demência e têm recuperação mais rápida em casos de AVC.
Entendeu todas as vantagens? Então corre agora mesmo para a FISK Guarulhos para se tornar também uma pessoa bilíngue!