6 dicas para se sobressair em uma entrevista de emprego em inglês
Atualmente, ter um bom inglês é requisito básico para praticamente qualquer vaga de emprego, e por isso é importante estar atento ao seu vocabulário. Você saberia como explicar suas habilidades e experiências profissionais em inglês? Cada vez mais as empresas estão optando por realizar um pequeno teste de conversação em inglês para ter certeza de que o candidato possui realmente conhecimento na língua.
Mas hey, nem sempre estamos 100% afiados na conversação, afinal não é algo que praticamos diariamente, então o que fazer para contornar a situação? Muitas vezes basta um pouquinho mais de preparação para se sair bem na entrevista em inglês. É por isso que separamos algumas dicas que farão você se sobressair em uma entrevista de emprego em inglês.
Dicas para se sobressair em uma entrevista de emprego em inglês
Dica #1 – Seja sincero em seu currículo
Você sabia que a mentira mais comum nos currículos é a falsa proficiência em inglês? O inglês básico vira intermediário, o intermediário vira avançado e o avançado… bem, o avançado já é fluente, não é? Infelizmente essa pequena mentira pode acabar com suas chances de conseguir o tão sonhado emprego, pois um simples teste de conversação durante a entrevista já é o suficiente para descobrir a verdade. Caso seu currículo seja redigido em inglês, não há por que se preocupar, pois a qualidade do conteúdo já irá demonstrar o seu conhecimento na língua.
Dica #2 – Conheça os termos da sua área de atuação
Pesquise e memorize por palavras-chave relacionadas ao seu campo de trabalho. Cada profissão costuma a ter um vocabulário único e jargões que só quem está muito antenado conhece. Amplie seu repertório e impressione o entrevistador. Para melhorar ainda mais a sua performance, considere realizar um curso de inglês focado em business.
Dica #3 – Evite o embromation
Quando perguntado sobre sua vida em uma entrevista (e isso vale para entrevistas em português também!), não é para falar que ama gatos, odeia comida chinesa e quer ter dois filhos. Muitas pessoas acabam partindo para esse lado em uma entrevista em inglês, por já possuírem as respostas na ponta da língua, algo como: “I like to read books, watch movies and stay with my family”. Lembre-se do propósito da entrevista e seja direto e objetivo – o empregador deseja descobrir o seu perfil profissional, nada mais que isso!
Dica #4 – Pratique suas respostas
Existem algumas perguntas básicas que praticamente todo empregador faz ao candidato. A dica aqui é escrever suas respostas em um papel e treinar em frente ao espelho, ou com um amigo que fale inglês (de preferência melhor que você, para que lhe corrija se necessário). Confira quais são as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego em inglês:
Why do you want this job? – Por que você quer este emprego?
Why should we hire you? – Por que devemos contratá-lo?
What are your goals in the next 5 years? – Quais são seus objetivos para os próximos 5 anos?
Why did you leave your last job and what were your responsibilities? – Qual foi a razão de deixar seu último emprego e quais eram suas responsabilidades?
How would you describe yourself? – Como você se descreveria?
What interests you about this job? – O que lhe interessa nesse cargo?
How would you excel at this job? – Como você se destacaria nesse cargo?
What do you know about our company? – O que você sabe a respeito da nossa empresa?
What are you passionate about [your role] – O que você mais ama na sua profissão?
What do you dislike about [your role] – O que você não gosta em sua profissão?
Do you have any questions for me? – Você gostaria de me perguntar alguma coisa?
Dica #5 – Fique longe dos clichés
Assim como em qualquer entrevista de emprego, é sempre interessante evitar clichés. Novamente somos pegos pelo caminho mais fácil: “I work very hard” ou “I’m a team player” não impressionará ninguém -pelo menos não de forma positiva!
Dica #6 – Não se desespere
Como o inglês não é a nossa língua nativa, é comum que, em situações de estresse e pressão, ocorra engasgos ou brancos. Para evitar isso, o bom é ir preparado e seguro de si. Caso você tenha um apagão durante a entrevista, continue no inglês para se desculpar e siga adiante. Se você foi honesto em seu currículo, não há motivos para pânico – o empregador sabe exatamente o que esperar do seu vocabulário e conversação.
E você, já passou por uma entrevista em inglês? Como se preparou para o momento? Gostaria de sugerir mais alguma dica? Dê sua opinião nos comentários!