Fiestas de San Fermín

A Festa de San Fermín ocorre todos os anos do dia 6 ao dia 14 de julho na cidade de Pamplona na Espanha. Essa semana de celebração folclórica envolve muitos eventos e o mais esperado de todos eles, é a corrida dos touros.
Quais são as origens desse festival?
A origem do festival é a combinação de dois eventos medievais: As feiras medievais e as touradas. Há registros desta festa desde o século XIV.
O Chupinazo
O chupinazo é conhecido como a cerimonia de abertura do festival. Um foguete é lançado da prefeitura e todos comemoram o início das festividades no dia seis de julho ao meio dia. Na praça central da cidade, as pessoas se reúnem, usam lenços vermelhos e gritam “San Fermín”.
A procissão de São Fermín
Essa é a data mais importante do festival. Nesse dia, dia 7 de julho, as pessoas se reúnem ao redor da estátua de São Fermín. Dançarinos e animadores acompanham a estátua e outros autoridades locais durante a procissão. Além disso, as pessoas fazem uma dança típica chamada Jota, essa dança serve como oferenda ao santo.
El Struendo
Esse evento ocorre em apenas um dia da semana e já tem mais de 50 anos de tradição. Nesse dia todas as pessoas se reúnem na praça central e fazem muito barulho com baterias, apitos e gritos.
Pobre de Mí
A meia noite, do dia 14 de julho, as pessoas se encontram na praça central da cidade para cantar a música “pobre de mí” (pobre de mim, em português). O encerramento da festa ocorre com o discurso do prefeito e com todos os participantes acendendo velas e removendo seus lenços. Além disso, um show de fogos de artifício pode ser visto no céu da cidade. Essa tradição iniciou-se na década de 1920.
Correndo dos touros
Essa é a parte mais esperada do festival e ela acontece todos os dias do festival pela manhã. Nessa festa muitas pessoas correm de seis touros e seis novilhos por 849 metros. Esses animais são soltos no meio da população. A corrida dura cerca de 3 minutos e muitas pessoas participam, no ano de 2013 o número de corredores foi de três mil por dia, em média. A origem é desconhecida, muitos afirmam que havia a necessidade de levar os bois para fora da cidade, mas ninguém pode dizer porque as pessoas começaram a correr na frente dos bois.
Tourada
Esse evento é realizado todos os dias do festival no final da tarde em uma praça de touros. Nessas touradas os touros que correm de manhã na corrida do touro são mortos. Esse evento além de ser espetacular para os amantes das touradas também se torna especial por contar com show de luzes e cores. É muito difícil conseguir entradas para assistir as touradas, pois a maioria dos ingressos é reservada com antecedência, e os poucos que sobram são vendidos apenas no dia anterior à tourada.
Além desses eventos, as festas de São Firmín contam com vários outros eventos populares. A música e as pessoas que participam das festividades estão sempre muito animadas para comemorar essa data. Se você está pensando em visitar a Espanha, o mês de julho é um ótimo mês para praticar o idioma, aproveitar os dias de verão e também conhecer essa cultura que tanto encanta.
O que mais lhe chamou atenção nessa festividade? Escreva para nós nos comentários.