Conheça mais do inglês australiano!
Você já reparou como o português do Brasil é diferente do falado em Portugal? Ou as diferenças em relação ao português falado em Angola e Moçambique? Mesmo dentro do nosso país, existem muitas diferenças na língua falada de uma região para outra! Assim como no português, todos os idiomas têm sotaques e dialetos diferentes. Você deve conhecer bem as diferenças entre o sotaque britânico e o americano, e talvez até conheça um pouco do sotaque canadense, cheio de influências do francês. Mas você conhece o inglês australiano?
Se ainda não conhece, é uma boa maneira de aprender mais sobre a cultura e fazer mais amigos em um país tão receptivo! Aprenda mais desse inglês para jovens com as nossas dicas!
Aprenda o ritmo do inglês australiano!
Talvez você já tenha ouvido falar que o inglês australiano é mais “preguiçoso” do que os outros. Essa fama não tem nada a ver com o povo da Austrália, e sim com uma particularidade em seu sotaque: eles não costumam falar o final das palavras. Especialmente naquelas que têm consoante no final! Por isso, o verbo “going” (ir/indo) vira “goin“, e “forever” (para sempre) soa mais como “foreva“! E não é só no final das palavras: algumas vezes, eles subtraem os sons do começo, também! Para se referir a um “kangaroo” (canguru), alguns australianos dizem apenas “roo“, por exemplo. Por isso, preste bem atenção quando um australiano falar para distinguir bem as palavras!
Aprenda algumas gírias!
A “preguiça” do inglês australiano continua em suas gírias! Muitas vezes, eles usam abreviações no dia-a-dia – assim como, em alguns lugares do Brasil, nós chamamos cerveja de “cerva” e faculdade de “facul”. Mas, na Austrália, essas gírias são muito mais utilizadas! Quer alguns exemplos? Como nós temos o nosso “churras”, eles falam “barbie” para “barbecue” (churrasco). Nossa “cerva” seria a “coldie” deles, abreviação de “cold beer” (cerveja gelada). Do mesmo modo, eles chama “cup of tea” (xícara de chá) de “cuppa“, “football” (futebol) de “footy“, “holydays” (feriados) de “hollies” e “sunglasses” (óculos de sol) de “sunnies“!
Além disso, existem algumas diferenças de vocabulário entre o inglês australiano e o inglês americano, britânico, canadense, etc. Por exemplo, para dizer que algo é muito legal, eles não dizem que é “awesome“, como nos Estados Unidos, mas sim que é “sweet as“. Para dizer “ótimo!”, eles não usam “great!”, e sim “grouse!”. E quando cuidam de um bebê, eles não chamam as fraldas de “diaper“, mas sim de “nappy“!
Essas são só algumas das diferenças entre o inglês australiano e o inglês americano, britânico, canadense, etc. Existem muitas outras gírias e expressões para aprender! Quer conhecer mais? Confira esses e outros vídeos que vão ajudá-lo a aprender: no primeiro, você recebe algumas dicas sobre o inglês australiano; no segundo, aprende algumas gírias australianas de uma maneira muito engraçada! Os vídeos vão ajudá-lo a entender melhor o sotaque!
E se você quer saber um pouco mais sobre os vários sotaques e dialetos de vários idiomas falados pelo mundo, fique sempre ligado no blog da FISK Guarulhos!