A importância do inglês no mercado de trabalho

Você deve ter escutado muitas vezes que saber falar inglês é um diferencial na hora de concorrer a um bom trabalho. Pois saiba que essa notícia já está ultrapassada: falar inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial. São poucos os trabalhos que não exigem pelo menos um conhecimento básico do idioma, e empresas maiores preferem funcionários com um bom domínio da língua. Seja na área da tecnologia ou da educação, se comunicar bem em português já não é mais o único pré-requisito. Entenda a importância do inglês no mercado de trabalho!
Uma demanda cada vez maior
Cada vez mais o mercado de trabalho passa a exigir inglês e, mesmo assim, não é uma demanda que está sendo atendida. Em 2013, o Brasil foi avaliado como tendo “proficiência baixa” no idioma, em uma lista de 60 países, ficando atrás de vários vizinhos da América Latina. Além disso, o mercado também carece de profissionais com experiência no exterior – algo que está sendo lentamente consertado pelos programas governamentais que oferecem bolsas de estudo.
Mas para concorrer a essas bolsas, em muitos casos, tem que saber falar inglês. Mesmo em países em que essa não é a língua oficial: muitas universidades em Pequim oferecem bolsas para brasileiros… desde que eles apresentem um certificado de proficiência em inglês. Ou seja, quem não tem domínio do idioma perde oportunidades aqui e lá fora.
Influência da globalização
Globalização é uma palavra que já ouvimos faz anos, mas que é cada vez mais real. Todos os países estão conectados e, por isso, o mercado também está.
O Brasil vem sendo um dos preferidos das multinacionais como polo econômico. Os serviços e produtos estrangeiros entraram em nosso mercado e nossos produtos e serviços são oferecidos no exterior. Por isso, as empresas brasileiras precisam de empregados competentes em inglês, que possam fazer esse intercâmbio entre países e ajudar a empresa a crescer.
Além disso, muitas profissões exigem inglês desde o início da formação. É o caso das ciências da tecnologia, como engenharia da computação, robótica, genética, etc. Nesses setores, mesmo os estudantes do primeiro ano da faculdade devem saber inglês, porque alguns materiais a serem estudados estão no idioma. Quem não estudar inglês desde cedo pode ter dificuldades extras nessas áreas.
Comunicação intercultural
O turismo sempre foi um ponto forte do Brasil, e continua sendo: todos os anos recebemos a visita de milhões de estrangeiros. No ano que vem sediaremos uma Olimpíada, então a chegada de turistas vai aumentar. Nem é preciso dizer que saber falar inglês, nesse setor, é indispensável. E em época de grandes eventos, mesmo quem não trabalha diretamente com público tem vantagens se souber lidar com o idioma.
O inglês é a língua da comunicação intercultural, aquela mais usada nas redes sociais, nos fóruns, nas reuniões internacionais. Não podemos mais ignorar sua importância no nosso mundo. Para quem quer ter uma chance a mais no mercado de trabalho, se destacar em uma grande empresa e se conectar com o mundo todo, estudar inglês é essencial.
E você, já está estudando? Venha estudar conosco!