Memorial Day (Dia da Lembrança)

Você já ouviu falar no Memorial Day? O “dia da memória” é um feriado nacional dos Estados Unidos que ocorre toda última segunda-feira de maio. Assim como muitas outras datas especiais, este é um dia importante no calendário americano que é celebrado em todas as partes do país. Saiba mais sobre o Memorial Day no post!
Memorial Day: um dia para honrar a luta pela liberdade
O feriado do Memorial Day surgiu após o fim da sangrenta Guerra Civil americana, em 1865, quando os cidadãos do país começaram a organizar eventos para honrar as vidas de quem morreu lutando pela liberdade. Em pouco tempo foi estabelecido um dia específico para o então chamado de Decoration Day, a fim de unir a nação e unificar a celebração do dia nacional da lembrança.
Mais tarde, o dia começou a ser chamado pelo nome utilizado hoje e as celebrações passaram a honrar todos os soldados e membros das forças militares americanas que morreram representando o país em guerras de todas as partes do mundo.
Em 1971, o Memorial Day passou a ser feriado nacional e, apesar de não ser uma data comemorativa, é um importante dia do calendário americano em que são feitas muitas homenagens, sendo o mais famoso deles um ato no maior cemitério militar do país, o Arlington National Cemetery, em que o presidente profere um discurso com as bandeiras americanas erguidas a meio mastro e a infantaria posiciona pequenas bandeiras americanas sob os túmulos de alguns dos heróis de guerra. Os 3 minutos de silêncio também fazem parte da cerimônia.
Tradições do Memorial Day
Além da celebração oficial do presidente – ou do vice – o povo americano possui sua própria forma de celebrar o dia. Os mais patriotas costumam aproveitar o fim de semana prolongado para passar tempo com amigos e família, fazer pequenas viagens ou, em alguns casos, manter-se ao propósito do feriado, lembrando e homenageando pessoas queridas perdidas em batalhas mais recentes.
A tradição de manter a bandeira a meio mastro também se aplica a casas. O costume manda erguer a bandeira a meio mastro até o meio dia, como forma de representar luto. Em seguida, a bandeira é reerguida até o topo para simbolizar a determinação dos vivos de manter a luta pela liberdade para que os que morreram pelo país não tenham morrido em vão. Em algumas partes do país é comum que ocorram desfiles com marchas de membros das forças armadas, bandas oficiais e veículos militares.
Além de todo o significado intrínseco do feriado, o Memorial Day também marca o início da temporada de verão no país.
Gostou do post? No nosso blog você encontra muito mais sobre cultura e idiomas!