O Inglês é a lingua universal da aviação

Já sabemos que o mercado de trabalho de hoje dá mais espaço para profissionais que possuem um bom nível de inglês ou ainda de um terceiro idioma. Mas existem profissões em que ter inglês fluente não é uma opção, e sim uma exigência. É o caso dos pilotos de avião. Saiba mais no post de hoje sobre a língua oficial da aviação.
Inglês: o idioma oficial da aviação
O inglês foi recomendado pela Organização Internacional de Aviação Civil como língua oficial da aviação em 1951. Mais de 60 anos depois, a recomendação, que foi bem aceita na época, mantém-se forte e ativa nesse meio como uma forma de facilitar a comunicação e evitar acidentes.
Sendo assim, como algumas investigações ao longo do tempo apontaram que problemas de comunicação em voos internacionais estariam entre as possíveis causas de acidentes fatais, em 2003, a mesma organização passou a exigir que pilotos de voos internacionais demonstrassem um bom nível de conhecimento da língua inglesa para poderem operar voos entre dois países.
Inglês para fins específicos
O termo “inglês para fins específicos” é um ramo de ensino da língua que envolve o ensino do idioma para profissões e interesses determinados. O inglês para aviação é um exemplo dessa educação direcionada. Afinal, além de saber comunicar-se com clareza e exatidão, o profissional da área precisa ter total domínio dos termos específicos da aviação – e esse ramo é repleto deles.
Por ser um caso em que o domínio da língua e a clareza da comunicação estão muito relacionados à segurança, criou-se o Test of English Aviation, um teste que é recomendado para pilotos a fim de padronizar internacionalmente os termos da área e que funciona como uma forma de comprovar os conhecimentos, apesar de não ser obrigatório para o exercício da profissão. Ainda que o exame não seja exigido, ele é uma excelente forma de testar os conhecimentos e garantir aos profissionais uma melhor chance de contratação.
As companhias áreas hoje possuem suas próprias formas de avaliar o conhecimento de inglês de seus pilotos. No entanto, os processos de seleção estão cada vez mais rigorosos e o conhecimento da língua é um dos primeiros critérios avaliados durante uma seleção. Essa demanda fez com que surgisse uma maior oferta de cursos de inglês para aviação além de preparatórios para entrevistas e processos seletivos em inglês.
Outras profissões do ramo
Não só os pilotos precisam ter domínio da língua inglesa para trabalhar com segurança. A exigência estende-se também a controladores de tráfego aéreo e a todos os envolvidos na comunicação entre aeronaves e aeroportos.
As empresas costumam exigir o inglês também de comissários de bordo, que são a principal ponte entre a companhia aérea e os passageiros durante o voo. Quem lida com público em aeroportos também precisa falar inglês, especialmente em grandes aeroportos que recebem um grande fluxo de pessoas de todas as partes do mundo diariamente.
Assim, o inglês mostra-se cada vez mais como língua internacional em diversos ramos, ressaltando a necessidade de dominar o idioma.
Como está o seu inglês? Continue acompanhando o nosso blog e veja mais dicas e curiosidades sobre a língua!