O que é fonética e como ela te ajuda a aprender inglês?

Parte da linguística que estuda os sons da fala pode ser ferramenta importante para quem quer conquistar a fluência na língua
Uma das dificuldades de quem está aprendendo um idioma é a pronúncia, isso ocorre no inglês e em outras línguas também. Mas você sabia que estudar fonética pode colaborar para que essa barreira seja superada?
Vem entender mais sobre o tema e saber como aplicar algumas regras que vão ajudar no aprendizado.
O que é fonética?
Para começo de conversa, vamos ao básico: o conceito de fonética. Esta é a parte da linguística que estuda e classifica os sons da fala, ou seja, os fonemas. Para se ter uma pronúncia adequada é preciso ficar atento à fonética do idioma que se está estudando, pois ele se altera conforme a língua.
Alfabético fonético em inglês
Conquistar a fluência em inglês requer, dentre tantas habilidades, a de conhecer os sons fundamentais para se falar. Isso é possível de várias maneiras, mas o que é necessário ficar claro é que quanto mais você dominar o alfabeto fonético, menos problemas de pronúncia terá.
A língua inglesa tem 44 sons diferentes e mais de 1 mil formas de escrevê-los. Não é nada fácil pronunciá-los de maneira correta. O inglês não tem acento, por exemplo, mas há ênfase em algumas sílabas. Além disso, uma mesma letra pode ser pronunciada de maneira diferente, conforme a palavra.
Diante disso, a melhor dica para um não nativo conseguir entender a pronúncia de maneira mais assertiva é consultando um dicionário fonético.
Você conhece o Alfabeto Fonético Internacional (AFI)?
Uma forma de dominar a fonética da língua inglesa é conhecendo o Alfabeto Fonético Internacional (AFI). Esta ferramenta foi desenvolvida justamente para que os estrangeiros consigam aprender de forma mais correta a pronúncia de outra língua, eliminando os sotaques que podem confundir ou dificultar o entendimento da língua falada.
Trata-se de um sistema de símbolos universais que classifica os diferentes sons existentes nas línguas. Cada um dos símbolos é um fonema.
Forma universal de aprender uma língua
O AFI é uma forma de aprendizagem que pode ser compreendida por qualquer pessoa, independente do idioma nativo. Por meio dele, é possível reverter problemas como o ortográfico, quando não há correspondência entre a forma como a palavra é escrita e a que ela é falada.
Para entender um pouco como o alfabético fonético funciona, preste atenção na seguinte maneira:
Acento principal: /’/ na frente da sílaba
Acento secundário: /,/ na frente da sílaba
Interrupção em uma sílaba: /./
Fonemas da língua inglesa
Há dois tipos de fonemas na língua inglesa: vocálicos e do ditongo. De maneira resumida, os vocálicos correspondem à vogal reduzida no fim da palavra como em father (pai) ou mother (mãe); vogal curta quando a pronúncia é próxima de “a”, só que fechada e que lembra “o” (to cut, up); vogal longa em palavras como team ou stream; vogal curta em sílabas tônicas fechadas como, minute.
Já o fonema do ditongo (encontro de duas vogais) pode ser encontrado quando na grafia existir apenas uma vogal. O AFI classifica como oito os fonemas ditongos.
/eɪ/
Associado aos grafemas:
O “a” em cake (bolo)
O “ai” no brain (cérebro)
O “ay” em play (jogar)
O “ei” em eight (oito)
O “ey” em they (eles, elas)
O “ea” no break (pausa)
/ai/
Encontrado em sílabas tônicas abertas, sempre associado ao grafema “i” seguido por “ld”, “gh”, “gn” o “nd”.
Exemplos:
Mild (suave) /maild/
Night (noite) /nait/
Fight (briga)/fait/
Se for um “i” seguido por “r” em uma sílaba aberta, a pronúncia será:
Hire (contratar)/ˈhaɪə(r)/
To require (requerer) /rɪˈkwaɪə(r)/
Caso ainda tenha dúvidas, estude o alfabeto fonético com calma e converse com o seu professor. Eles vão ajudar em todo o aprendizado.
Listening é fundamental no aprendizado
Uma das formas mais eficazes de se aprender a pronúncia de uma língua é através do listening, ou seja, colocando o ouvido para funcionar. Assim, além de indicarmos o estudo do Alfabeto Fonético Internacional, recomendamos também que você ouça muito conteúdo de interesse.
Músicas, séries, filmes e podcasts podem ajudar a melhorar a pronúncia e a compreensão de como se fala corretamente o idioma. Selecione os assuntos que lhe interessam e faça com que isso seja um aliado no conhecimento. Dessa forma, logo você estará craque na pronúncia.
E claro, conte com a FISK Guarulhos para evoluir seu inglês!