O que é um teste de proficiência e o que você deve saber sobre ele?

Conheça alguns dos exames mais reconhecidos no exterior e porque você deve fazê-lo
Você conhece o teste de proficiência? Muitas pessoas que decidem viver fora do país acabam fazendo este tipo de prova. Mas se há dúvidas de quem pode fazer ou quando é preciso ter o certificado, continue a leitura para entender um pouco mais sobre o assunto.
O que é um teste de proficiência?
Os testes de proficiência existem para que se comprove o grau de fluência de uma pessoa em uma determinada língua. Por meio deles, é possível avaliar fala, escrita, audição e leitura.
Como existem diversas escolas e empresas que aplicam os testes, os critérios de pontuação são elaborados por elas. Em algumas é necessário alcançar uma pontuação mínima para se conseguir o certificado.
Qual a finalidade de um teste de proficiência?
Fazer um teste de proficiência é determinante para conseguir cursar uma graduação, mestrado ou doutorado no exterior, afinal algumas universidades exigem a certificação dos alunos estrangeiros.
Outro motivo de fazer o teste é conseguir ter mais chances para se candidatar a vagas em empresas multinacionais. Há países, por exemplo, que exigem dos candidatos a vistos de trabalho, um certo nível de domínio da língua. Fazendo um teste de proficiência, a comprovação é chancelada.
Como escolher que teste fazer?
Em se tratando da língua inglesa, há vários testes de proficiência aplicados no Brasil e reconhecidos no exterior. Na hora de escolher, é preciso saber qual o objetivo de ter o certificado.
Se você quiser entrar em uma universidade, deve procurar no site da instituição quais são os tipos aceitos por ela, bem como a nota mínima necessária. Quanto mais reconhecida, maior serão as exigências.
Além disso, é importante ficar atento ao nível mínimo de conhecimento na língua que a instituição solicita e assim buscar o certificado necessário.
Há muitas certificações que atestam o nível de conhecimento da língua inglesa, porém outros idiomas como espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim também têm pelo menos um tipo de exame de proficiência.
Tipos de provas em inglês
As opções para quem busca fazer um teste de proficiência são variadas. As provas mais conhecidas são TOEFL e IELTS. Se a ideia for viajar para um país que não fale inglês como língua nativa, mas que possua cursos ministrados no idioma, essas duas certificações também são aceitas.
Em geral, o primeiro é mais aceito nos Estados Unidos e o segundo na Europa e demais países. Já no caso do C1 Advanced e do C2 Proficency é que eles não perdem a validade e são boas opções para se ter no currículo.
Conheça os testes de proficiência mais procurados
Test of English as a Foreign Language (TOEFL)
Este é um dos exames mais conhecidos no mundo. Ele é aceito por mais de 9 mil instituições de ensino superior e demais organizações de pelo menos 130 países. Foi criado pela ETS, instituição americana que trabalha com empresas, órgãos governamentais e escolas.
O teste avalia o domínio na escrita, fala, leitura e audição. A prova é feita pela internet e tem cerca de 5 horas de duração. Cada uma das seções tem o valor de 30 pontos, ou seja, a pontuação máxima é de 120 pontos. O resultado demora 15 dias para sair.
O TOEFL possui validade de dois anos e pode ser aplicado a partir dos 11 anos na modalidade junior.
International English Language Testing System (IELTS)
Esta prova foi desenvolvida pela Universidade de Cambridge e o British Council e é aceita em mais de 9 mil instituições de ensino do mundo. Para a certificação são aplicadas quatro provas:
- compreensão auditiva (30 minutos),
- interpretação de texto (60 minutos),
- redação (60 minutos) e,
- conversação (15 minutos).
O IELTS também é aceito em países que não têm o inglês como língua nativa, mas possuem cursos ministrados no idioma. Também é utilizado em empresas. Para morar em países como: Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA, o exame também pode ser útil.
Quer se preparar para um exame de proficiência? Conheça os cursos da FISK Guarulhos!