O que levar na sua viagem internacional?
Está chegando a hora da sua tão sonhada e esperada primeira viagem internacional. Os documentos estão prontos, as passagens compradas, os vistos emitidos, todos os detalhes acertados. Só faltar fazer as malas e embarcar! Mas você já sabe o que levar na mala para não passar sufoco e também não levar bagagem em excesso? É claro que a sua bagagem vai mudar muito de acordo com o destino, mas a gente vai ajudar você a se lembrar dos itens mais importantes para que corra tudo bem na sua viagem. Confira!
1 – Malas de tamanho razoável
O tamanho da sua mala depende, é claro, da duração da sua estada e do destino escolhido. No entanto, para a maioria das viagens de curta duração que duram não mais do que uma estação, uma mala média e uma mochila são suficientes. Deixe para levar uma mala grande apenas se a viagem durar duas ou mais estações e for necessário levar, por exemplo, tanto roupas de verão quanto casacos de inverno. Acredite: bagagem em excesso só vai atrapalhar o seu deslocamento durante a viagem e pode ser um empecilho para pegar voos locais no seu destino.
Em qualquer viagem que faça, não há motivo para levar as duas malas de 32kg que muitas companhias que viajam do Brasil para o exterior permitem – a não ser que você esteja imigrando! Lembre-se que você também vai querer de volta para casa produtos que comprar no exterior, então o melhor a fazer é não ter que se preocupar com carregar muitas coisas já no início da viagem.
DICA: evite excessos. Fracione remédios para que sejam suficientes apenas para a duração da viagem. Fracione também shampoos e outros produtos de beleza. Se levar um tablete, por exemplo, não precisa levar também um livro já que pode ler no aparelho. Quanto menos bagagem você tiver, mais confortável vai ser sua viagem!
2 – Sacos a vácuo
Os sacos a vácuo são uma excelente forma de diminuir o volume das roupas sem amassá-las e são especialmente eficientes para roupas que podem ser comprimidas, como lãs, cardigãs e afins. Eles permitem que você leve mais itens na bagagem sem ter que carregar um volume a mais. Geralmente eles podem ser fechados com um aspirador de pó ou simplesmente enrolando.
3 – Documentos
Não deixe de carregar na sua bagagem de mão uma pasta com todos os seus documentos organizados, bem como pelo menos uma cópia de cada um deles para casos de emergência. Se a pasta for a prova d’água, melhor ainda! Outra dica é escanear ou tirar fotos dos documentos e guardá-los na nuvem ou no e-mail para tê-los online sempre que precisar.
4 – Kit de remédios
Antes de viajar, dê um pulinho na farmácia e compre os remédios mais básicos que você usa com mais frequência – aqueles analgésicos e antialérgicos que não exigem receita médica. Inclua também band-aids e produtos para fazer curativos básicos. Lembre-se de que dependendo do seu destino pode ser mais difícil conseguir estes medicamentos devido às leis locais.
5 – Kit de viagem
Em muitas lojas é possível encontrar kits com produtos para viagem que geralmente contêm protetores de ouvido, máscara para dormir, almofada de pescoço e outros itens que vão ajudar tanto a ter um voo mais confortável quanto a dormir com mais tranquilidade em hostels de quartos compartilhados, por exemplo, ou mesmo em hotéis de paredes finas ou em áreas mais movimentadas.
6 – Adaptadores de tomadas
Já imaginou chegar em um destino incrível e não poder mais tirar nenhuma foto porque esqueceu de levar o adaptador para o carregador da câmera? É uma pena, não? Por sorte existem adaptadores para todos os tipos de tomadas que podem ser comprados com facilidade tanto em aeroportos quanto em lojas que vendem artigos para viagem. Este é um item que não pode mesmo faltar!
7 – Distrações
Em muitas viagens internacionais, as chances de você passar horas dentro de um avião, trem, ônibus ou aguardando qualquer que seja o meio de transporte são grandes. Por isso é bom ter alguma distração para passar o tempo. Leve um livro, um jogo, um tablet, palavras cruzadas ou algo que o ajude a se distrair. Estes costumam ser bons momentos para planejar o que você quer fazer e ver no destino que vai conhecer!
8 – Seu inglês!
Não esqueça seu inglês em casa quando for viajar para o exterior! Caso não fale a língua local, aproveite a chance de botar em prática todos os seus conhecimentos da língua inglesa. Hoje o inglês é uma das línguas mais faladas do mundo e grande parte das interações no idioma ocorrem entre falantes não-nativos. Então, mesmo que esteja indo viajar para a Alemanha, por exemplo, ou até para Japão, vai ser fácil encontrar alguém com quem se comunicar. Não perca a oportunidade!
O que você acha que não pode faltar na sua bagagem para uma viagem internacional? Acha que deixamos algo de fora? Deixe um comentário!