Por que é importante estudar em casa?

Muitos dos estudantes de inglês já acham que é um problema conseguir tempo para ir às aulas – porque trabalham muito, têm outras responsabilidades, etc. Estudar mais ainda, em casa, parece impossível. Mas o tempo de estudo em casa, fazendo a lição, mantendo contato com a língua, é um método de aprendizado muito importante, que não pode ser subestimado. A revisão feita em casa vai prepará-lo para as revisões em sala de aula, facilitar a resolução de suas dúvidas e impedir que você vire a noite estudando antes de uma grande prova. Mas como se organizar para estudar em casa?
Qual hora e qual lugar?
O primeiro passo é decidir um local e horário para estudar. O local pode ser em seu escritório, na mesa do computador, no quarto, o importante é que seja bem iluminado e silencioso. O horário será aquele que for mais conveniente – sem ninguém para interromper, de preferência. Isso vai ajudar a estabelecer uma rotina de estudos e, com essa rotina, você consegue se manter mais disciplinado para estudar em casa. Isso é importante para evitar que você se desespere antes de uma prova, por exemplo, e queira estudar todo o conteúdo em uma só noite. Estudando um pouco por dia, você absorve aos poucos e não precisa se desesperar na hora de fazer um exame.
Faça o que deve ser feito
O segundo passo é fazer sua lição de casa. A maioria dos professores passa lição de casa, mesmo em turmas em que os alunos são ocupadíssimos, porque ela traz inúmeros benefícios: ajuda a reter o conteúdo que já foi dado, aumenta o entendimento e o pensamento crítico, estimula autonomia e responsabilidade, ajuda o aluno a ser mais organizado e ainda pode adiantar alguns conteúdos que virão adiante, fazendo o aluno pesquisar, se interessar e se dedicar mais. Fazendo a lição, você pode identificar alguma dúvida e pedir ajudar ao professor na próxima aula. Além disso, isso vai estimulá-lo a manter sua rotina de estudos.
Não pare por aí!
Além da lição de casa, o estudante deve procurar materiais extras para aprofundar o conteúdo. Eles podem partir de sites indicados pelo professor ou mesmo de pesquisas feitas pelo aluno. Lendo e repetindo esses novos materiais, que apresentam o conteúdo de maneiras diversas, você faz com que ele se fixe melhor em seu cérebro e sua compreensão aumente. Quando estiver muito cansado, você pode ainda escutar músicas ou assistir filmes em inglês. A convivência com a língua no dia-a-dia é tão importante quanto o estudo formal. Pense em seu cérebro como uma esponja, que absorve tudo que está em volta sem que você perceba. Por isso, esteja sempre por perto do inglês. Essa é a parte mais divertida de estudar em casa!
O estudo em casa ajuda a fixar os conteúdos, traz mais autonomia e faz com que o aluno esteja sempre um passo à frente no aprendizado da língua. Não há desvantagens! Separe um tempo diário para fazer isso, nem que sejam vinte minutos, e estude o máximo que puder. Não esqueça, uma boa escola de idiomas, com bons professores, pode orientá-lo em como organizar seus estudos individuais. Você vai ficar melhor preparado para a próxima aula, para a próxima prova e para todo o aprendizado de língua estrangeira de agora em diante!
Quer ficar ainda mais preparado? Continue acessando nosso blog!