Quais os maiores desafios na hora de aprender um novo idioma?

Aprender qualquer coisa nova pode ser complicado no início, mas é preciso ter paciência (fundamental) para que o nosso cérebro assimile a nova informação aos poucos. Isso ocorre principalmente ao aprendermos uma nova matéria de determinada disciplina, assim como durante o aprendizado de um novo idioma. Pode ser frustrante para algumas pessoas, que têm maior dificuldade em reter o que aprendeu, mas com dedicação é possível vencer esse desafio!
Você sabe como o cérebro aprende? Segundo a professora de Neurociência e Educação da UNESA, Marta Pires Relvas, sozinho o cérebro não tem função. Ele só funciona em conjunto com outros sistemas que se interconectam, respondem e recebem estímulos necessários para a realização de um potencial de atividades químicas e elétricas. A maneira de aprender tem relação com o recebimento de estímulos captados por nossos sentidos (canais sensoriais). As informações (visão, som, tato, olfato, gustação) chegam ao tálamo, que os reenvia para áreas específicas responsáveis pela elaboração, associação e decodificação dessas informações. O tálamo, junto com o hipotálamo, o hipocampo e as amígdalas cerebrais promovem lembranças e aprendizagem.
E quais são os maiores desafios na hora de aprender um idioma?
Falta de atenção
Isso é um empecilho, principalmente, para quem aprende um novo idioma sozinho. A solução para esse caso é uma escola de idiomas, como por exemplo, a FISK Guarulhos, escola que oferece Inglês e Espanhol para crianças, adolescentes e adultos. Para aprimorar ainda mais seus estudos, revise em casa o conteúdo estudado em sala de aula.
Escrita
Muitas pessoas reclamam que é difícil escrever em inglês, mas a prática traz bons resultados. Assim como algumas pessoas precisam praticar para melhorar a caligrafia em sua língua mãe, é necessário também praticar a escrita do idioma que você está aprendendo.
Pronúncia
Muitas vezes a pessoa sabe o significado da palavra, sabe escrevê-la, mas na hora da pronúncia… problemas à vista! Assim como a escrita, é preciso também praticar a pronúncia. Como fazer isso? Mergulhando de cabeça no novo idioma. Por exemplo, assista a filmes legendados e ouça músicas na língua que você está aprendendo. A maioria dos estudantes acha difícil a pronúncia porque se preocupa em apenas ouvir em inglês e se esquece de repetir o que ouve. A fluência só é adquirida com a prática.
Tempo
É comum encontrar alunos que estudam apenas enquanto estão em sala de aula – a maioria por falta de tempo. E com a falta de tempo, eles não veem resultado nos estudos e acabam abandonando o curso. O ideal é estudar, pelo menos, de 10 a 30 minutos por dia.
Interesse
É um dos principais empecilhos na hora de aprender um novo idioma. De nada adianta pagar um curso caro e comprar vários livros interessantes se você não tem motivação ou interesse no aprendizado.
Queremos saber de você: quais os maiores desafios na hora de aprender um novo idioma? Compartilhe conosco.
Para aprender mais e conhecer outras dicas de inglês, continue acompanhando nosso blog. Se você quer aprender inglês em Guarulhos, procure a nossa escola de idiomas. Oferecemos cursos de inglês para adultos, inglês para jovens, inglês para crianças, além de cursos de espanhol.