Seis profissões que mais exigem fluência no inglês
Em um mundo corporativo cada vez mais concorrido, ter o domínio de uma segunda língua pode ser um grande diferencial no seu currículo
Hoje, ao montar o seu currículo, colocar que você tem inglês fluente vai fazer a diferença em relação a outros candidatos. Mas em algumas profissões, cada vez mais essa fluência será exigida e até obrigatória.
Uma pesquisa do Portal Catho, divulgada em 2022, mostrou que 5% dos brasileiros têm o inglês como segundo idioma, mas apenas 3% fala inglês fluentemente. O número é muito baixo, por isso, você pode e deve aproveitar para aprender o idioma e buscar ser cada vez mais experiente para que possa sair na frente no mercado de trabalho.
Falando em estudos e pesquisas, um levantamento da Cambridge English Language Assessment em parceria com a QS mostra que 48% das empresas brasileiras oferecem melhores benefícios para quem tem inglês fluente.
Depois dessas duas informações, acho que você já tem certeza de que precisa aprender inglês para ter melhores oportunidades de trabalho e mais chances de crescimento no lugar que escolher. Especialmente se quiser trabalhar em uma das profissões que vamos listar a seguir.
Cargos que pedem fluência no inglês
- Tecnologia da Informação
A área que mais cresce no mundo. Todo dia tem uma novidade no mercado de tecnologia da informação, especialmente no setor da programação. Mas o que não muda, nesse caso, é a importância de ter inglês fluente. Linguagens como PHP, JavaScript e Phyton trabalham, essencialmente, com termos em inglês.
Além disso, as empresas brasileiras estão cada vez mais próximas das grandes companhias estrangeiras e, em vários momentos da rotina diária de quem trabalha com TI, o inglês está presente. Portanto, se você planeja um futuro nessa área, não pode deixar de aprender inglês.
- Marketing Digital e Mídias Sociais
Com o mercado cada vez mais concorrido, as empresas têm investido muito no marketing digital. Isso porque cada vez mais o cliente está conectado e as mídias tradicionais já vêm perdendo espaço para a internet há muito tempo. A demanda por profissionais que têm experiência com SEO, Google Ads e Facebook Ads já fez com que muita gente que trabalhava no chamado mercado tradicional, como jornalistas e publicitários, migrassem para essa área que cresce cada vez mais.
O inglês fluente aqui vai te dar o diferencial de acompanhar o mercado internacional e suas tendências, podendo apresentar novidades antes dos concorrentes. Quem trabalha nessa área sabe a importância de estar sempre à frente.
- Turismo e Hotelaria
Cada vez mais o Brasil vem se consolidando como um destino turístico para o resto do mundo. As belezas naturais seguem sendo nosso principal atrativo, mas o que vem chamando mais a atenção é que a infraestrutura para receber os turistas vêm melhorando consideravelmente.
Por isso, o mercado de turismo e hotelaria segue aquecido e você terá mais chances de prosperar, claro, se tiver inglês fluente. Afinal, é a língua oficial do viajante, independente do país onde esteja.
O profissional de turismo que fala inglês será fundamental no atendimento e na hora de dar dicas de passeios e visitas. Esse pode ser um pequeno detalhe, mas faz uma enorme diferença para quem está em um país desconhecido.
- Engenharias
As engenheiras seguem como uma das profissões mais procuradas e, por consequência, concorridas. Por isso, o inglês fluente vai fazer diferença no seu currículo. Afinal, muitas ferramentas, muitos manuais, ainda vêm em inglês e nessa hora não adianta só usar o tradutor do Google.
Além de estar mais bem atualizado das novidades que vêm do exterior, aprender inglês e fazer engenharia vai te ajudar a conseguir vagas em empresas multinacionais, que cada vez mais estão contratando formados em Engenharia Mecânica, Química, Elétrica e de Produção.
- Comércio Exterior
Talvez a função em que ter inglês fluente seja praticamente uma obrigação. Aliás, a grande maioria dos cargos nessa área já exige fluência em uma terceira língua. Você vai usar muito inglês em negociações com clientes, fornecedores, ou seja, praticamente durante toda sua rotina de trabalho. Se você não quer aprender inglês, então nem pense em ter uma profissão como essa.
- Comissário de Bordo
Quem nunca sonhou em ter um emprego onde se pode viajar bastante, conhecer pessoas de todos os lugares e culturas diferentes? Pois aqui você pode ter muita chance disso acontecer. Isso, claro, se você tiver inglês fluente. Até mesmo para voos nacionais hoje em dia já é um baita diferencial ter o inglês.
Então, se você curte mesmo essa troca de cultura e intercâmbio com outros países, esta é uma grande oportunidade.
E aí, você tem interesse em alguma destas carreiras? Então conte com a FISK Guarulhos para alcançar seus objetivos!