Sete dicas para se sair bem em um teste de proficiência

Manter o foco na gramática é uma das sugestões para conseguir se destacar na prova
Nós já falamos sobre o teste de proficiência (se você quer se inteirar sobre o assunto clique aqui), mas você sabe como se sair bem nessa prova? Confira o material que preparamos com as principais dicas sobre o assunto.
O que é um teste de proficiência?
Se você ainda tem alguma dúvida, não custa lembrar o que é um teste de proficiência.
A prova existe para que se comprove o grau de fluência de uma pessoa em uma determinada língua. Por meio dela, é possível avaliar fala, escrita, audição e leitura.
Como existem diversas escolas e empresas que aplicam este tipo de teste, os critérios de pontuação são elaborados por elas. Em algumas é necessário alcançar uma pontuação mínima para se conseguir o certificado.
Refaça provas antigas
Na hora de se preparar para fazer um teste de proficiência é bom ter acesso a provas antigas para entender a dinâmica deste tipo de avaliação. Até porque há diversas empresas e escolas que organizam os testes, então antes de fazer a prova oficial faça simulados para se familiarizar.
Não se esqueça do relógio
A metodologia dos testes de proficiência leva em conta as provas contra o relógio. Por isso, é importante colocar tempo na hora que estiver fazendo o exame para que o seu cérebro se adapte à pressão.
Enquanto estiver treinando, cronometre a resolução de cada questão, assim você corre menos risco de que no dia da prova se atropele e responda sem atenção ou tenha falta de tempo.
Foque na interpretação de texto
Os testes de proficiência voltados para mestrado e doutorado envolvem principalmente as habilidades de leitura e interpretação de texto. Por isso, foque nessas duas áreas de estudo. Faça muitos exercícios e fique atento às dicas de interpretação de texto e leitura, elas podem te ajudar na hora de fazer a prova para valer.
Incorpore o inglês no seu dia a dia
Na hora de fazer o teste de proficiência, você vai precisar estar o mais preparado possível e para isso, que tal incorporar a língua no seu dia a dia? Mude o idioma do seu celular e dos aplicativos que costuma usar, converse com conhecidos que tenham domínio da língua, ouça músicas, assista filmes e seriados.
Além disso, procure sites de notícias e canais com noticiários estrangeiros. Tudo que você puder fazer para deixar o idioma cada vez mais incorporado no seu cotidiano será de extrema importância e trará mais segurança na hora de executar a prova.
Controle a ansiedade
Com certeza você já passou por outras provas na vida, sejam elas na área da educação ou profissional e uma dica que vale para qualquer área é o controle da ansiedade. Se você se preparou, você precisa acreditar que fez o seu melhor e por isso no dia anterior ao teste a melhor dica é relaxar.
Alimente-se bem, durma uma boa noite de sono, controle a respiração e cuide com a ansiedade. Se precisar, faça técnicas de relaxamento ou meditação, elas vão ajudar no autocontrole. Além disso, se você é adepto de algum esporte, procure praticar no dia anterior para que assim você consiga relaxar e eliminar o estresse.
Estude gramática
Não tem como fugir, se você vai fazer teste de proficiência, terá que estudar (e muito) gramática. É um erro pensar que dá para se garantir na prova apostando apenas em um bom vocabulário.
As provas pedem domínio dessa disciplina e por isso foque nos estudos dos tempos verbais, conjunções, prefixos, sufixos e grupos nominais. Não esqueça, provas de proficiência são técnicas.
Equilíbrio é o segredos dos estudos
Tudo o que é demais faz mal e quando falamos de estudos essa máxima também é verdadeira. Afinal, se você estuda muitas horas sem intervalo, pode entrar em um estado de estafa que não irá contribuir para a sua saúde.
Por isso, na hora de se preparar para o teste de proficiência tenha em mente que é necessário ter um equilíbrio entre estudos e lazer.
Quando estudamos nosso cérebro fica sobrecarregado e se você deixar para última hora para querer aprender o maior número de informações, poderá se prejudicar. Por isso, estude, mas busque sempre o equilíbrio.
E para se sair ainda melhor, conte com os cursos da FISK Guarulhos!