Sete motivos para aprender um novo idioma

Deixar o cérebro em constante movimento é uma forma de retardar o aparecimento de doenças degenerativas e ainda conquistar novas habilidades sociais
Aprender um novo idioma é algo essencial nos dias atuais. Mas além da globalização e da facilidade de cruzar as fronteiras a partir do domínio desta habilidade, estudar línguas traz outros benefícios.
Brevemente podemos lembrar que há aumento das chances de uma melhor colocação no mercado de trabalho, desenvolvimento das habilidades cognitivas e ganho de independência e confiança. Há também outros benefícios que você vai descobrir ao longo da jornada, assim que decidir aprender inglês ou espanhol, por exemplo.
Continue a leitura e veja porque é tão importante investir tempo para falar outros idiomas.
Melhores oportunidades profissionais
Aprender inglês é fundamental para quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho. Áreas como turismo, tecnologia, comunicação, comércio exterior e engenharia valorizam quem sabe outro idioma, de preferência inglês.
Porém, o espanhol também ocupa lugar de destaque quando se pensa em ter um segundo idioma e assim ampliar as chances de melhores posições profissionais.
Além disso, com empresas contratando de forma remota, crescem as oportunidades de trabalho para empregadores estrangeiros e assim é fundamental o domínio de uma segunda língua.
Aumento da confiança
Dominar uma nova língua faz com que a confiança cresça. Afinal, se você for viajar saberá se comunicar e as chances de entrar em alguma cilada ficará menor.
Outra vantagem é que quando se aprende uma nova língua, dificilmente a pessoa sentirá medo de falar em público, atender ao telefone ou responder um e-mail, por exemplo. Sejam essas situações de trabalho ou lazer.
Independência na hora de viajar
Quem nunca sonhou em colocar uma mochila nas costas e sair desbravando o mundo? Esse desejo fica muito mais perto quando você aprende inglês.
Ter domínio da língua abre as portas para conhecer outras pessoas e lugares. Além do mais, se você se vira no idioma, pode fazer os passeios sozinho, sem precisar contratar um serviço de intérprete ou depender de algum amigo ou parente para se comunicar.
Com o aprendizado de uma nova língua, quem faz o roteiro e a viagem é você.
Contato com novas culturas
Estudar novas línguas faz com que os alunos conheçam um pouco da cultura dos demais países. O contato com o idioma desperta a curiosidade sobre os costumes e o modo de vida de outras nações e assim há uma abertura na cabeça de quem está estudando.
Aprender uma nova língua também possibilita o consumo de outros materiais relativos aos demais países. Com o domínio do idioma, há a possibilidade de aprender com livros, filmes, séries e músicas nativas, assim há aumento na absorção dos elementos culturais daquelas nações.
Não há limites para aprender novas línguas
Sabia que quanto mais línguas você aprende, fica mais fácil dominar uma nova? Isso quer dizer que não há limites para o aprendizado. Muitos idiomas têm a mesma raiz e isso faz com que o nosso cérebro faça conexões relacionando a gramática, o que ajuda na compreensão e desempenho.
Outro motivo para a facilidade em aprender, é porque a área do cérebro responsável pelo processo de aprendizagem das línguas é a mesma.
Melhora da saúde
Aprender uma nova língua faz o cérebro se exercitar e instiga inclusive a melhora da memória e do desempenho em atividades intelectuais como provas e trabalhos de outras áreas de conhecimento.
Também é comprovado que o estado de aprendizado ajuda a retardar o aparecimento de doenças degenerativas, como Alzheimer.
Outros benefícios como a melhora do desempenho em atividades intelectuais, provas e trabalhos nas demais áreas de conhecimento também ocorrem com quem estuda idiomas.
Exercício para o cérebro
Quando se aprende uma nova língua, a massa cinzenta do cérebro começa a ser exercitada. Assim, a agilidade mental aumenta e a capacidade de associação para solucionar problemas e improvisar também crescem.
Há ainda ganho na criatividade, pois se comunicar no início do aprendizado com um número reduzido de palavras, é um exercício e tanto.
Procure a Fisk
Na hora de buscar uma escola para aprender um novo idioma, não perca tempo. Temos o melhor método, estrutura e professores capacitados para te deixar com o inglês ou espanhol na ponta da língua!