Técnicas e dicas para ler texto em outro idioma

Home » Blog » Técnicas e dicas para ler texto em outro idioma
textos

Ao aprender um novo idioma, exercitar a habilidade de ler e compreender um texto escrito na língua alvo é fundamental: além de ajudar a adquirir vocabulário, compreender a gramática, ganhar fluência na fala e deixar o conhecimento mais autêntico, saber interpretar um texto na língua que se está estudando é uma habilidade essencial para a comunicação — e que certamente será útil em diversos contextos da vida.

Seja para ler um cardápio num restaurante no exterior, um artigo que ainda não foi traduzido para o português na faculdade, o texto do vestibular ou um manual de orientações, compreender um texto escrito em língua estrangeira permite comunicar-se com o mundo — especialmente se essa língua for inglês ou espanhol. Para quem ainda não se sente seguro lendo em outra língua, existem algumas técnicas que podem ser usadas para facilitar a compreensão do texto. Veja quais são:

Dicas e técnicas de leitura em língua estrangeira

1 – Leia muito

É impossível tornar sua leitura fluida na língua que está aprendendo se não tiver o hábito de ler textos na língua alvo. Escolha textos que sejam adequados ao seu nível e evite os que são muito avançados e que podem desmotivá-lo a aprender. Entenda que, aos poucos, você vai aumentar sua compreensão e sentirá segurança para ler o que bem entender, mas até chegar lá, seja seletivo.

Se preferir romances ou livros de ficção, tente sempre terminar os capítulos que começar, sem parar a leitura no meio, evitando a perda de interesse posterior. O importante é que sua atenção esteja toda no texto.

2 – Evite tentar entender palavra por palavra

Mais importante do que parar para pesquisar o significado de todas as palavras do texto é entender o contexto geral dele e do que ele trata. Se você parar a cada linha para procurar um significado no dicionário, vai ficar muito mais difícil entender o assunto do texto e seu ponto principal — além de ser uma prática muito cansativa. Pesquise o significado apenas de palavras que são chave para a compreensão do texto ou que aparecem com bastante frequência.

3 – Faça uma pré-leitura

Preparar-se para ler o texto que escolheu vai ajudar a aumentar a compreensão significativamente. Se o texto escolhido for sobre um assunto específico que possui vocabulário próprio, procure pesquisar quais são as palavras mais importantes dessa área antes para não ficar perdido. Assim, você antecipa um processo que poderia atrasar sua leitura.

4 – Faça uma pós-leitura

Depois de terminar de ler, tente resumir mentalmente ou no papel o assunto que você leu. Assim, você vai perceber se ficou algo faltando e até que ponto você conseguiu compreender o texto. Se notar que está confuso, retome o texto e esclareça os pontos que precisam de foco. Com o tempo, sua compreensão vai aumentar e você vai perceber que consegue resumir o que leu com muita facilidade.

5 – Skimming e Scanning

Existem algumas técnicas de leitura específicas para quem já tem mais conhecimento da língua e quer ler e entender o texto de forma mais rápida e eficiente. São elas:

Skimming: esta técnica consiste em ler o texto procurando apenas as ideias gerais apresentadas nele. Com o skimming, você não lê o texto por inteiro, apenas o que é importante. A compreensão aprofundada fica comprometida, mas o processo é acelerado. Fazemos skimming instintivamente no dia a dia na internet, por exemplo, ao abrir um site e analisar rapidamente se ele trata do assunto que queremos ou ao tentar entender se um artigo diz respeito ao que buscamos. No entanto, a técnica não funciona bem para literatura e outros conteúdos mais abstratos que exigem que o texto seja lido por inteiro para que a compreensão não seja comprometida.

banner-posts

Scanning: esta técnica consistem em “escanear” o texto em busca de uma informação específica. Neste caso, o texto é visto como um todo e buscamos nele apenas algumas informações bastante específicas. É quase como um caça-palavras. Fazemos scanning no dia a dia quando procuramos, por exemplo, um número de telefone numa lista, uma palavra-chave em um artigo ou uma frase importante em um e-mail.

Pensando em aprimorar seus conhecimentos de língua estrangeira? Então entre em contato com a FISK Guarulhos e saiba mais sobre nossos cursos!

Abrir Chat