Você conhece o dia de Dia de Martin Luther King Jr.?

Se você está começando a aprender um idioma novo, é bom saber logo: aprender uma nova língua é mais do que saber vocabulário e gramática. Mesmo que, na maior parte do tempo, você esteja conjugando verbos, lendo textos didáticos e treinando sua capacidade de compreender a língua falada, há ainda mais uma coisa importante a aprender: a cultura. Se você não aprender algumas coisas básicas sobre a cultura dos países em que se fala essa língua, vai estar perdendo informações valiosas!
Nesse dia 18 de janeiro, um feriado muito importante será comemorado nos Estados Unidos. Você conhece o Dia de Martin Luther King Jr.?
Quem foi Martin Luther King Jr.?
Martin Luther King Junior foi um pastor protestante americano, no Alabama, nascido em 15 de janeiro de 1929. Depois de liderar um boicote aos ônibus para protestar contra a segregação de negros e brancos no transporte público, ele se tornou um dos mais importantes líderes ativistas pelos direitos civis dos negros no mundo todo. Seus discursos pregavam o amor ao próximo e a igualdade entre todas as pessoas. Seu discurso mais famoso, intitulado posteriormente “I have a dream” (Eu tenho um sonho), foi proclamado dia 28 de agosto de 1963, nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington.
Um ano depois, em 1964, Martin Luther King Jr. ganhou o Prêmio Nobel da Paz, como reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação aos direitos dos negros e à igualdade racial nos Estados Unidos. Quatro anos depois, aos 39 anos, ele foi assassinado em Memphis, no Tennessee.
Saiba mais sobre o feriado!
O processo para transformar o Dia de Martin Luther King Jr. em feriado foi vagaroso. O deputado John Coyers, de Michigan, apresentou o projeto para o Congresso americano quatro dias após a morte do líder. No entanto, só em 1983 o feriado foi sancionado como lei pelo presidente Ronald Reagan. Três anos depois, ele se torna um feriado nacional. Muitos estados americanos decidiram rebatizar o dia como Dia dos Direitos Civis, ou dos Direitos Humanos, mas no ano 2000 todos passaram a reconhecer a importância de homenagear o líder ativista nesse dia. O feriado é sempre comemorado na terceira segunda-feira de janeiro.
Em 1968, a viúva de Martin Luther King Jr., Coretta Scott King, iniciou os trabalhos do Centro Martin Luther King no porão de sua casa, em Atlanta. Ele ainda pode ser encontrado e visitado, como um monumento de homenagem.
Hoje em dia, ainda é importante pensar nas questões que Martin Luther King Jr. levantou em sua época. A desigualdade de direitos entre negros e brancos diminuiu, mas ainda existe, e tristes notícias de violência policial contra negros foram destaque na mídia americana durante todo o ano de 2015. Devemos aproveitar esse dia para refletir sobre nossos preconceitos e sobre como podemos tornar esse mundo um lugar melhor para todos!
Viu só como é importante aprender a cultura da língua que você estuda? Assim, você se conecta mais com os países e com o idioma, e é capaz de conversar sobre qualquer coisa! Se quiser aprender ainda mais, fique sempre ligado no blog da FISK Guarulhos!