Você conhece o St Patrick’s Day?

Todo ano no dia 17 de março é comemorado o Saint Patrick’s Day, mas você sabe a história sobre o dia e o que ele significa para o povo irlandês? O dia é comemorado na data do aniversário da morte de São Patrício, no quinto século. São Patrício é padroeiro e santo nacional da Irlanda e apontado como quem trouxe o cristianismo para o país.
O que começou como uma festa religiosa pelo padroeiro da Irlanda se tornou um festival internacional celebrando a cultura irlandesa, com paradas, danças, comidas especiais e muito verde. Este dia religioso é feriado há mais de mil anos!
Neste dia, que acontece durante a quaresma, famílias irlandesas normalmente iam para a Igreja de manhã e celebravam durante a tarde. Até 1970 a festa era mais religiosa, com leis que mantinham pubs fechados no dia 17, mas a partir de 1995 o dia foi usado para atrair mais turistas e mostrar a cultura irlandesa para o mundo. Atualmente, todo ano, aproximadamente, 1 milhão de pessoas fazem parte da festa em Dublin.
Hoje em dia, pessoas celebram o Saint Patricks Day ao redor do mundo, especialmente pelos EUA, Canadá e Austrália. Também é celebrado no Japão, Singapura e Rússia.
Algumas curiosidades sobre a festa
O dia é conhecido pelas suas paradas, trevos e todas os elementos da cultura Irlandesa. A festa, que acontece em vários países do mundo, tem algumas tradições e curiosidades, assim como o povo irlandês, algumas delas são:
- Corned beef e repolho é um prato tradicional do dia.
- Embora repolho tenha sido há muito tempo uma comida típica Irlandesa, o corned beef passou a ser associado ao dia apenas na virada do século.
- A primeira parada do Saint Patricks Day aconteceu nos EUA em 1762, quando soldados irlandeses que serviam ao exército inglês marcharam por Nova York.
- Aproximadamente 34 milhões de pessoas nos EUA têm origem irlandesa, esse número é sete vezes maior do que a população da Irlanda.
- Há mais de cem paradas pelos EUA, as maiores são em Boston e Nova York.
- A cor tradicional associada ao dia era o azul, não o verde.
Quem era São Patrício?
O santo, que não nasceu na Irlanda, é apontado por muitos como quem levou o cristianismo para a Irlanda, como já falamos. Não se sabe ao certo onde ele nasceu, se foi na Escócia, Inglaterra ou País de Gales, o que se sabe é que ele foi raptado aos 16 anos por saqueadores irlandeses quando foi levado para Irlanda onde passou seis anos em cativeiro. Durante esse tempo trabalhou como pastor de ovelhas. Sozinho e com medo se tornou devoto do cristianismo.
Depois de seis anos, ele fugiu e estudou religião durante 15 anos, foi ordenado padre e mandado para a Irlanda para rezar com cristãos que já viviam lá e converter os irlandeses.
Gostou da história de São Patrício? Já conhecia esta data? Deixe sua opinião nos comentários!