Você conhece o Thanksgiving?

Quando começamos a estudar uma língua estrangeira, conhecer o máximo possível sobre os nativos daquele idioma é sempre interessante! No caso da língua inglesa, que se originou na Inglaterra, terra da rainha, do chá e da cabine telefônica vermelha, também é preciso levar em consideração as tradições culturais dos Estados Unidos.
Uma delas é o feriado de Thanksgiving, traduzido como Dia de ação de graças. Todo mês de novembro, os EUA comemoram o Dia de Ação de Graças – um feriado nacional, quando as famílias se reúnem para compartilhar alimentos, apreciar desfiles e assistir futebol americano.
Por meio de filmes e programas de TV, uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo está ciente do dia de Ação de Graças, mais ou menos quando ocorre, e que tende a envolver americanos comendo um monte de peru e tortas doces de abóbora e nozes. Mas do que se trata esta data?
Quando é Ação de Graças?
A ação de graças sempre é realizada na 4ª quinta-feira de novembro. A maioria dos escritórios do governo, empresas e escolas norte-americanas ficam fechadas no Dia de Ação de Graças – com muitos no fechamento após a sexta-feira, também, dando o seu empregado um fim de semana de quatro dias. É o fim do Outono no hemisfério Norte, portanto as cores do Thanksgiving são alaranjadas, como as últimas folhas a cair das árvores, marcando o início do inverno.
Qual é sua origem?
A celebração de Ação de Graças é, em geral, uma festa para dar graças pelos frutos da colheita anterior. Na América especificamente, esta tradição remonta ao século XVII. Há alguma discussão sobre quando foi a primeira ação de graças, mas a maioria dos historiadores concorda que começou por volta do ano de 1621, quando a colheita foi celebrada pelos Peregrinos – colonos holandeses da colônia de Plymouth, no que é agora chamado do estado de Massachusetts. Espalhou-se por meio do novo país e foi comemorado em dias diferentes em comunidades diferentes até que, em 1789, George Washington declarado o primeiro dia nacional de Ação de Graças, unificando as celebrações.
O que se come neste dia?
A refeição tradicional de Ação de Graças gira em torno de peru, recheio para a ave, molho (conhecido como gravy) e legumes. O purê de batata doce é um complemento usual também, assim como torta de abóbora, abundante nos EUA nesta época do ano, bem como a torta de noz pecan. Inclusive, este modelo de ceia que aparecia em cartões e em peças publicitárias dos EUA acabou por influenciar o formato da ceia brasileira de natal, onde o peru também ganha destaque.
O que acontece além do jantar?
A maioria das metrópoles e das cidades maiores realizam um desfile do Dia de Ação de Graças, sendo o mais famoso o desfile da loja Macy’s em New York City. O evento de três horas dispõe de carros alegóricos, fantasias e enormes balões de hélio na forma de personagens de desenhos animados populares.
Jogar e assistir futebol americano é uma das tradições de Ação de Graças mais apreciadas. Equipes da liga profissional, da faculdade, do ensino médio e amadores disputam partidas no fim de semana de Ação de Graças praticamente desde a invenção do jogo, e é um dos maiores dias no calendário do futebol.