Você sabe o que são um falsos cognatos?

Home » Blog » Você sabe o que são um falsos cognatos?

Também conhecido como falsos amigos (‘false friends’) ou falsos conhecidos, são palavras que geralmente nos levam ao erro no momento da tradução do Inglês para o Português. Isto ocorre devido a certas palavras que aparecem em diversos idiomas e derivam geralmente do Latim, língua esta que é a base do nosso idioma, possuindo a mesma grafia porém com significados diferentes. Desta forma dando ao leitor um falso sentimento de conhecimento da tradução das mesmas. Veja alguns exemplos:

‘Actually, after arguing with her parents she admitted smoking a cigar which burned the expensive fabric.’

No momento da leitura, mesmo sem ter estudado o significado das palavras, o leitor pode se identificar com algumas delas e erroneamente traduzi-las. Vamos agora identificar os falsos cognatos presentes na oração:

Actually, after arguing with her parents she admitted smoking a cigar which burned the expensive fabric.

Logo, identificamos as seguintes traduções incorretas, quando comparadas ao nosso Português:

Errado Certo
‘Actually’ atualmente na verdade
‘Arguing’ argumentar discutir
‘Parents’ parentes pais
‘Cigar’ cigarro charuto
‘Fabric’ fábrica tecido

 

Segue a tradução correta da sentença:

‘Na verdade, após discutir com os pais ela admitiu fumar um charuto o qual queimou o tecido caro.’

Mas não deixe que isto te impeça de buscar o conhecimento por novos vocabulários realizando traduções livres, afinal a ocorrência de falsos cognatos é muito rara se comparada ao número de Cognatos (palavras derivadas do Latim, presente em diversos idiomas, mas com o mesmo significado) presentes na língua Inglesa.

Não quer cometer erros de inglês naquela reunião importante na sua empresa? Gostaria de melhorar seu Inglês e aumentar suas chances no mercado de trabalho? Não quer ‘pagar mico’ quando estiver viajando? Conte sempre com a FISK para aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos em Inglês e Espanhol. Contate-nos e faça parte dos mais de 5 milhões alunos ensinados pela rede FISK.

Abrir Chat